Implantação de sistema digital para emissão de carteiras de trabalho está atrasado há mais de um ano

Não há previsão de quando novo modelo será instituído em Brusque

  • Por Redação
  • 15:30
  • Atualizado às 11:22

Implantação de sistema digital para emissão de carteiras de trabalho está atrasado há mais de um ano

Não há previsão de quando novo modelo será instituído em Brusque

  • Por Redação
  • 15:30
  • Atualizado às 11:22
  • +A-A

A agência regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Brusque continua realizando a impressão de carteiras de trabalho pelo sistema manual. No fim de 2014, como publicou o Município Dia a Dia, havia previsão de que seria implantado um sistema digital, que agilizaria a emissão do documento ainda no início de 2015. Porém, isso não ocorreu.

A assessoria de comunicação do MTE em Brasília diz que, atualmente, com o sistema manual, as verificações com a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal acontecem por meio de rotinas noturnas e os conveniados que colhem dados e imagens dos cidadãos só podem mandar essas informações por e-mail ou pen drive.
Com o novo sistema, que passaria a ser totalmente digital, o tempo de confecção do material seria menor, com interação direta com a Caixa e a Receita para os batimentos obrigatórios da emissão da carteira. Nos postos do Ministério do Trabalho e Previdência Social que tiverem fábrica, é possível que a entrega ocorra no mesmo dia, dependendo da estrutura de cada posto.

A assessoria explica que são necessários para essa implantação um computador, kit de captura de imagens (webcam, coletor de digital e coletor de assinatura), impressora monocromática e um sistema com acesso a navegador de internet para entrada no endereço do CTPWEB 3.0, que trabalha com uma plataforma Java.

O MTE ainda afirma que após a coleta dos dados, é realizado uma primeira verificação na base da Carteira de Trabalho e Previdência Social nacional e, posteriormente, a rede faz batimento com a Caixa e a Receita. Se houver divergências nessas três bases, o trabalhador é orientado para resolução das divergências encontradas.

Confecção em Brusque

A confecção das carteiras de trabalho é feita em Brusque desde outubro de 2014. Em média, o tempo de espera é de dez dias. Antes, quando a impressão era feita em Blumenau, o prazo era de 30 a 90 dias, durante os meses de pico.


Serviço

Onde fazer? Avenida das Comunidades, 80, Condomínio Residencial Amélia, Salas 4/5, Centro
Informações: 3351-2260

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio