Inaugurado Centro de Distribuição da Alimentação Escolar de Guabiruba

Estabelecimento foi erguido em terreno da prefeitura e o investimento chegou a R$ 170 mil

Inaugurado Centro de Distribuição da Alimentação Escolar de Guabiruba

Foi inaugurado no fim da tarde de segunda-feira, 12, o Centro de Distribuição da Alimentação Escolar de Guabiruba, localizado ao lado da Secretaria de Agricultura, na rua Paulo Kormann, 350, Centro. A construção servirá para armazenamento dos produtos e irá melhorar a logística e o controle do estoque da merenda, que alimenta cerca de 3,7 mil alunos.

Durante o evento, a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, lembrou que em 2017 foram investidos R$ 500 mil na merenda escolar, sendo R$ 346 oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 156 mil de recursos próprios da Prefeitura. “A lei estabelece que 30% do valor do FNDE seja investido na agricultura familiar. Em 2017, nosso percentual foi de 56%”, mencionou, relacionando os benefícios dessa realidade, como a qualidade dos produtos e o fortalecimento do pequeno agricultor da cidade e da região.

O Centro de Distribuição foi erguido em terreno da prefeitura e o investimento chegou a R$ 170 mil entre construção e equipamentos de uso interno, como prateleiras, bebedouro e mesas. Antes da abertura oficial do espaço, o prefeito Matias Kohler frisou como a área da alimentação escolar tem funcionado bem e chamado a atenção, citando o registro do Greenpeace, organização global que promove campanhas para defender o meio ambiente, que veio ao município em 2014 conhecer o funcionamento do Programa de Alimentação Escolar.

“Que esse local possa refletir no resultado ainda melhor da Alimentação Escolar, porque se fomos procurados pelo Greenpeace é sinal que somos referência e isso deve nos orgulhar e nos motivar a fazer sempre melhor”, pontuou.

Além de agricultores, servidores públicos e membros da comunidade, participaram da inauguração: vice-prefeito Valmir Zirke, presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Kormann, extensionista da Epagri, Adalgisa Berger Belotto, padre Silvano da Costa e os vereadores Waldemiro Dalbosco e Rosita Kohler.