A Incanto Trentino é uma festa para a família. Por isto, as atrações foram pensadas para envolver todas as idades, sempre com ênfase no resgate às tradições. Como de costume, nesta edição ocorrerão também as competições com premiações diversas.

Todas elas serão realizadas no pavilhão principal, no Ginásio de Esportes Inácio Gulini, no Centro de Nova Trento.

Em um espaço novo, a organização da festa montou uma pequena cancha de bocha e tiro ao alvo com estilingue. O local fica próximo ao bar, para dar a sensação de que os participantes estejam realmente dentro de um ambiente no estilo boteco.

Para o torneio de cancha, o participante terá três chances para acertar o bolão. Já para o tiro ao alvo com estilingue, um passarinho falso ficará posicionado para que os competidores possam tentar acertá-lo.

A premiação para os ganhadores poderá ser escolhida entre um copo de chope, vinho ou um refrigerante.

“Sabemos que hoje em dia é proibido a caça de aves com o estilingue, mas é o que os nossos antepassados mais faziam no dia a dia como forma de diversão: ou a caça dos passarinhos ou bocha. Então queremos trazer essas lembranças à mente de uma forma descontraída”, explica o organizador Agostinho José Orsi, presidente da Neotur.

Uma pequena cancha de bocha foi montada próximo ao bar para trazer a sensação de estar dentro de um ambiente estilo boteco | Foto: Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

Palco para competições

Ao lado do palco principal, a organização ainda montou um palco secundário para a realização de provas. Elas acontecerão sempre nos intervalos de uma banda para outra. Neste espaço, as pessoas interessadas deverão se inscrever com antecedência.

As provas realizadas serão de serrote individual, em que o participante deverá serrar uma tora de madeira em menos tempo. E também o serrote em dupla, tanto feminino quanto masculino.

Também haverá a prova do machado, em que o participante que conseguir cortar a madeira em menos tempo será o vencedor.

As premiações para primeiro e segundo lugar serão entregues em dinheiro aos participantes nas duas modalidades de provas, que variam entre R$ 100 a R$ 200.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

Bebida em metro

As tradicionais competições das bebidas em metro também fazem parte da Incanto Trentino. Durante a festa, o animador chamará o público para participar das competições de chope em metro e vinho em metro.

As provas serão também para a categoria feminino e masculino e as premiações serão em vales bebidas.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

Pisotear da uva

Uma das provas que promete arrancar boas risadas será a pisoteada das uvas. O organizador da festa comenta que mais do que uma competição, a prova será uma forma de relembrar ao público como era feito o vinho antigamente.

Por isso, serão postos recipientes para que os participantes pisoteiem a uva em menos tempo. A premiação também valerá copos de chopes, vinhos ou refrigerantes.

“A festa é um momento de interação com toda a comunidade, então precisamos trazer atrativos que possam envolver desde a criança até o idoso”, avalia Agostinho.

Além das tradicionais competições, no sábado, 10, às 10h, no palco cultural, ocorre ainda o bingo para a melhor idade, com premiações diversas. Todas as competições serão gratuitas.


Você está lendo: – Competições relembram lazer dos antepassados


– Introdução
– Programação
– Festa nasce para resgatar tradições
– Sabor da Itália em cada prato
– Bebidas para todos os paladares
– Desfile leva tradições para rua
– Música, Dança e Teatro para celebrar
– Dez jovens concorrem à realeza
– Italianinhas disputam coroa

Deixe uma resposta