Pelo segundo ano, as crianças de 8 a 11 anos terão a oportunidade de participar do concurso da realeza mirim. A escolha da Piccola Regina e Principessa, ou seja, rainha e princesas mirins, ocorrerá às 15h30 de domingo, 11, no palco principal.

São 11 candidatas que disputam as faixas da realeza para representar a Incanto Trentino em 2020.

A diretora de Cultura e Turismo, Elizangela Dalla Brida, que auxilia na organização o concurso, explica que há algumas diferenças entre o concurso adulto e o infantil. As roupas, por exemplo, enquanto no adulto mudam as cores das saias, no mirim são todas iguais.

As candidatas mirins ainda precisarão apresentar um pequeno teatro aos júris, que são pessoas de fora do município. Elas também desfilam no palco.

A primeira rainha mirim da Incanto Trentino foi escolhida no ano passado, a pequena Flavia Cléa Bastiani, de 11 anos. Os pais Jacléa e Emerson Bastiani contam que o interesse em participar do concurso surgiu da própria filha. “Ela sempre teve esse sonho. Nós, como pais, a apoiamos”, conta a mãe.

Ela ressalta que achou muito interessante a organização da festa abrir espaço para que as crianças também pudessem participar. “É uma forma de valorizar as nossas lindas crianças do município”.

Prestes a passar a faixa para a próxima realeza, Flavia já conta quantos anos falta para poder participar do concurso de realeza adulta.

A 1ª princesa, Milena Pizzi Pedrotti, 10, participa do desfile cultural da festa Incanto Trentino, trajada, desde os dois anos de idade. A mãe Francieli explica que sempre valorizaram muito a cultura e adoram participar todos os anos com vestidos novos.

Apesar de apresentar um pouco de nervosismo no dia do concurso, Francieli diz que a filha se preparou bastante e esteve em todos os ensaios. “Ela estudou sobre vários assuntos relacionados a Nova Trento e a cultura e ficou muito feliz em ser escolhida, ainda mais por estar próxima das amigas”, diz.

Presença em eventos

Assim como as realezas adultas, as mirins têm como missão durante o ano representar a festa no município e na região. No ano que passou, as atuais realezas mirins estiveram presentes no desfile cívico do município, bem como na festa do Dia das Crianças, Sons e Dons, no Santuário Santa Paulina.

Também divulgaram a Incanto Trentino durante a Fenarreco, em Brusque, em eventos no litoral, como abertura de verão, em Balneário Camboriú e Festa da Tainha, em Porto Belo.

Secretário de Cultura e Turismo, Sálvio Osmar Tonini diz que as meninas costumam participar de eventos em municípios mais próximos, devido à idade das meninas. “Temos todo o cuidado e é uma grande responsabilidade, mas com certeza elas abrilhantam ainda mais nossa festa”, diz.


Você está lendo: – Italianinhas disputam coroa


– Introdução
– Programação
– Festa nasce para resgatar tradições
– Sabor da Itália em cada prato
– Bebidas para todos os paladares
– Desfile leva tradições para rua
– Música, Dança e Teatro para celebrar
– Dez jovens concorrem à realeza
– Competições relembram lazer dos antepassados

Deixe uma resposta