As manifestações culturais não poderiam ficar de fora da Incanto Trentino. Durante os quatro dias de festa, ocorrerão shows e apresentações com canções e danças típicas italianas.

Neste ano, uma das novidades é o palco cultural, que fica na tenda montada logo na chegada da festa. Neste espaço, todos os dias a compagnia di teatro dialetalle Cuore Trentino, de Nova Trento, trará encenações que buscam manter viva a cultura.

“Já vieram me propor e sugerir colocar bandas sertanejas para atrair mais público. Mas nossa intenção é resgatar nossas tradições, então não podemos perder as características da festa”, diz o organizador Agostinho José Orsi.

Ele enfatiza que enquanto estiver à frente da Neotur e da organização da Incanto Trentino, não haverá outros ritmos na festa. “É mantendo nossa tradição que conseguiremos tornar nosso evento a maior festa da cultura italiana de Santa Catarina”, afirma.

Além do resgate das tradições musicais, a Incanto Trentino busca valorizar também as bandas locais, dando espaço aos grupos se apresentarem tanto no palco cultural como no principal.

O gruppo Folk Nea Tridentum, de Nova Trento, tem o objetivo de apresentar a genuína dança trentina oriunda da região de Castelo Tesino, no Trentino, Itália.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

As músicas têm histórico próprio, que são apresentadas ao público antes de cada coreografia. O Gruppo Folk Nea Tridentum é o primeiro grupo de dança genuinamente trentina de Nova Trento e região, e um dos únicos do Brasil.

Todos os integrantes trabalham de forma voluntária para seu desenvolvimento, que busca a promoção da história, da cultura e do desenvolvimento humano. O grupo já se apresentou também em outras cidades da região.

A centenária banda Padre Sabbatini também ganha espaço mais uma vez na Incanto Trentino.

Fundada em 5 de outubro de 1889 pelo padre Ângelo Sabbatini, na então Vila de Nova Trento, chamava-se Filarmônica Neotrentina e é a mais antiga em atividade no estado.
Formada por cerca de 30 músicos voluntários do município, a banda faz parte da história da cidade.

Além das apresentações, a banda tem uma escola de música própria, responsável por formar seus instrumentistas e renovar os participantes a cada geração.

Arquivo Pessoal

Shows nacionais

A Incanto Trentino traz ao público também shows nacionais como Os Montanari, de Blumenau, na sexta-feira; Falsos Romanos e Deco Dalponte, no sábado; e Grupo Champanhe, no domingo.

Na noite de sexta-feira, 9, o grupo Os Montanari, banda que toca em várias regiões do Brasil, apresentará um repertório de canções típicas. Com mais de 60 anos, o grupo possui mais de 30 discos gravados.

Às 20h de sábado, 10, o cantor Deco Dalponte sobe ao palco para levar toda sua versatilidade e carisma, com músicas de vários estilos, qualidade e animação.

Os Falsos Romanos também retornam ao palco da Incanto Trentino, no sábado, a partir das 23h30, com o melhor do pop, rock e música italiana.

No domingo, 11, após a escola da realeza, a festa encerra ao som do Grupo Champanhe, que também trará os maiores sucessos da música italiana com muita animação.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

Mascotes

Durante a festa, os mascotes da Incanto Trentino, Luigi e Pina, também estarão presentes para animar e interagir com o público.

Os mascotes foram criados inspirados na música Incanto Trentino, que dá nome à festa. Vestidos com trajes típicos da região do Trentino-Alto Ádige, o casal tem o objetivo de transmitir alegria, carisma e convidar todos para se divertirem na maior festa cultural de Nova Trento.

Neste ano, além dos mascotes, dois novos personagens foram criados para estarem presentes na festa, que serão o Nono e a Nona, figuras típicas de avós italianos, que circularão pelos pavilhões.


Você está lendo: – Música, Dança e Teatro para celebrar



– Introdução
– Programação
– Festa nasce para resgatar tradições
– Sabor da Itália em cada prato
– Bebidas para todos os paladares
– Desfile leva tradições para rua
– Dez jovens concorrem à realeza
– Italianinhas disputam coroa
– Competições relembram lazer dos antepassados

Deixe uma resposta