Início da obra do campus do IFC aguarda liberação orçamentária

Depois de dois anos de indas e vindas na Justiça, obra será retomada pela mesma empresa que iniciou a construção

Início da obra do campus do IFC aguarda liberação orçamentária

Depois de dois anos de indas e vindas na Justiça, obra será retomada pela mesma empresa que iniciou a construção

A direção do campus de Brusque do Instituto Federal Catarinense (IFC) aguarda a liberação orçamentária, em Brasília, para fazer o empenho inicial que dará início à obra do campus, paralisada em 2013 e que será retomada somente agora, dois anos depois, por causa de disputas judiciais entre o IFC e a empresa CRC Engenharia, que ganhou a primeira licitação e, coincidentemente, também a segunda.

“Assim que a liberação orçamentária sair, faremos o empenho da obra. Mediante o empenho da obra, será assinado o contrato com a empresa. Após isso, a empresa tem 30 dias para iniciar”, afirma Razieri Berti Kluwe, diretor-geral substituto do IFC de Brusque. A previsão, em matéria veiculada pelo Município Dia a Dia em 21 de janeiro, era de início das obras ainda neste mês.

Enquanto aguardam a dotação orçamentária, a direção do IFC está atrás de toda a documentação necessária, junto à prefeitura. O objetivo é resolver todas as questões legais, como a solicitação de alvará de construção, junto ao Corpo de Bombeiros, antes da empresa vencedora da licitação começar a trabalhar no local.

Há dois anos, a obra localizada ao lado da ponte do bairro Jardim Maluche está abandonada. Na semana passada, segundo o diretor do IFC, a CRC Engenharia já esteve no local para ver a situação que se encontra a obra. O valor pago à empresa será de R$ 10 milhões, preço este com acréscimo, em comparação aos R$ 8,7 milhões que estavam previstos no edital lançado em 2012.

As incertezas sobre o reinício da obra, por ora, parecem ter chegado ao fim. Isso porque não houve mais nenhuma apresentação de recurso ou impugnação ao edital ou ao processo licitatório que deu à CRC, mais uma vez, o direito de tocar a obra.

Conforme o projeto, o campus de Brusque terá 12 salas de aula, seis laboratórios básicos, auditório, biblioteca, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e dois grandes laboratórios especiais para a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. A área construída será de 5.577,39 m².

Novos cursos

Enquanto isso, o IFC segue oferecendo cursos, em sede locada na rua Hercílio Luz, no Centro. Na semana passada iniciou a primeira turma do curso técnico em Química, formada por 31 alunos, e que terá duração de um ano e meio.

No segundo semestre deve iniciar o curso técnico de Informática. “Devemos abrir, em março, mais cursos de formação inicial, cursos rápidos. Hoje, a estrutura conta com oito servidores docentes e 16 servidores técnico-administrativos”, explica Kluwe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio