Inscrições abertas para intercâmbio que leva estudantes brusquenses à Alemanha

O processo é gratuito e encerra nesta sexta-feira, 29

Inscrições abertas para intercâmbio que leva estudantes brusquenses à Alemanha

O processo é gratuito e encerra nesta sexta-feira, 29

Nesta terça-feira, 26, foram abertas as inscrições para o Intercâmbio Juvenil Alemanha-Brasil 2016. O processo é gratuito e encerra na sexta-feira, dia 29. Os interessados devem realizar a inscrição na Secretaria de Educação. A pasta está localizada na sede administrativa da Prefeitura de Brusque.

Podem participar os alunos matriculados no Ensino Médio da Rede Municipal de Educação com idade não inferior a 16 anos de idade. Serão selecionados sete estudantes. Para a seleção dos inscritos será realizada uma prova de proficiência em língua inglesa ou alemã, marcada para ocorrer no dia 3 de maio. O resultado do concurso será divulgado no mesmo dia.

Caso o número de estudantes da Rede Municipal de Ensino não seja contemplado, alunos da Rede Estadual, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), da Uniasselvi/Assevim e de outras instituições particulares poderão se inscrever, por meio de um segundo edital.

Ao todo, 11 estudantes de Brusque e Guabiruba participarão da iniciativa. O grupo acompanhará uma programação no país alemão entre os dias 30 de junho e 10 de julho e contará com o acompanhamento de dois professores da língua alemã. Já a vinda da delegação dos jovens da Alemanha será realizada entre 31 de outubro e 11 de novembro.

Além da troca de experiências, o intercâmbio tem o objetivo de fomentar e reforçar os laços culturais e estabelecer elos que potencializarão ações conjuntas entre os dois países. Os estudantes participarão de uma extensa programação, pensada na lógica de vivência do modo de vida dos alemães. Além disso, o grupo tomará conhecimento de projetos por meio de visitas.

O programa é uma oportunidade única para que os jovens brusquenses acumulem novas experiências e conheçam uma nova realidade. Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Educação, por meio do telefone (47) 3251-1833.


Intercâmbio Alemanha-Brasil

Está é a quarta edição do programa de intercâmbio entre os dois países, realizado por meio de uma parceria entre o governo municipal e a região de Karlsruhe. O primeiro programa ocorreu no ano de 2012, quando o município brusquense recebeu os primeiros estudantes alemães.

Dando sequência ao trabalho, em 2013, o primeiro grupo brasileiro participou do intercâmbio. Já em 2014 e 2015, a atividade foi realizada no mesmo ano entre o Brasil e a Alemanha.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio