Inscrições para novos cursos do Senai terminam nesta sexta-feira, 4

Instituição oferece 60 vagas para o curso técnico em Mecânica, e mais 35 para o técnico em Eletromecânica

Inscrições para novos cursos do Senai terminam nesta sexta-feira, 4

Instituição oferece 60 vagas para o curso técnico em Mecânica, e mais 35 para o técnico em Eletromecânica

Termina nesta sexta-feira, 4, as inscrições para os cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Brusque por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estão abertas 95 vagas, sendo 60 para o curso técnico em Mecânica, e mais 35 para o técnico em Eletromecânica.

De acordo com interlocutora do Pronatec na instituição, Fabiane Queiroz, esses dois cursos fazem parte das novas vagas liberadas para o programa pelo Ministério da Educação (MEC) no mês passado. “Essas novas vagas foram criadas a partir do processo de homologação que havia sido negociado no ano passado com as instituições de ensino, mas só agora que o MEC liberou essas vagas”, diz.

Os novos cursos do Pronatec na instituição são voltados para os estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio das escolas estaduais e também para os bolsistas integrais dos colégios particulares do município. A seleção será coordenada pela Gerência Estadual da Educação (Gered) em parceria com o Senai. “O resultado será divulgado no dia 11 de setembro e as aulas iniciam no dia 29 de setembro. Para ambos os cursos, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira e a duração é de dois anos”, diz.

Fabiane destaca ainda que a instituição está com inscrições abertas para qualificação profissional – formação inicial e continuada – nos cursos de operador de computador e mecânico de costura. Os dois cursos também são subsidiados pelo Pronatec. “A diferença é que são de curta duração. O operador de computador tem 180 horas e o mecânico de máquina de costura 220 horas”.

Para esses dois cursos, podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos, que tenham cursado, pelo menos, até a quinta série do Ensino Fundamental. “Para esses cursos, as inscrições vão até o dia 18 de setembro. As aulas para o mecânico de máquina de costura iniciam dia 21 de setembro, já as aulas para operador de computador começam dia 28 de setembro”.
Outras instituições

A diretora da Uniasselvi/Assevim, Graziele Beiler, informa que na instituição, as aulas da nova turma do curso Técnico em Logística, pelo Pronatec, iniciaram no fim no mês de julho. O curso abriu 50 novas vagas para o período noturno.
Já no Senac, ainda não há informações sobre novas vagas pelo programa do governo federal.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio