Instituto Catarinense Anjos do Peito é declarado de utilidade pública pelo governo de Santa Catarina

Entidade orienta mães em fase de lactação e que precisam de doação de leite materno para alimentar seus bebês

Instituto Catarinense Anjos do Peito é declarado de utilidade pública pelo governo de Santa Catarina

Entidade orienta mães em fase de lactação e que precisam de doação de leite materno para alimentar seus bebês

Na terça-feira, 19 de junho, Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina, declarou como de utilidade pública o Instituto Catarinense Anjos do Peito. De acordo com a lei estadual nº15.125, de 19 de janeiro de 2010, podem ser declaradas de utilidade pública estadual “as entidades constituídas na forma de pessoas jurídicas de direito privado, com fins não econômicos, que desenvolvam no âmbito do Estado atividades de interesse coletivo, com o objetivo de promover”. 

De acordo com Clotilde Imianowsky, presidente da instituição, o decreto de utilidade pública deve trazer benefícios como isenção de algumas taxas, além de mais doações. 

– Agora, empresários vão poder doar quantias com descontos em tributos como o Imposto de Renda – exemplifica. 

Ainda existe a possibilidade de a entidade passar a receber subsídios do governo estadual ou municipal, com a devida prestação de contas. 

O presidente da subseção de Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Viana Hoffmann, acrescenta que uma vantagem da declaração de utilidade pública estadual é que a condição oferece requisito para concessão de convênios e participações em processos licitatórios.

Clotilde observa que o Anjos do Peito foi fundado com o nome atual em 29 de novembro de 2011, mas o trabalho existe desde 1999. O objetivo é orientar mães em fase de lactação sobre a importância do leito materno, as formas corretas de alimentar o bebê, coletar leite de mães que têm sobrando e distribuir para mães que precisam. 

Atualmente, a instituição conta com uma diretoria composta por sete membros e três voluntárias que atendem as mães.

A sede do Anjos do Peito fica no Centro Médico, nº149 na rua Pastor Sandrescky e funciona das 8h30 às 12 horas e das 13h30 até as 18 horas, de segunda à sexta-feira. A entidade também oferece atendimento domiciliar em horários fora do expediente.

A especialista em amamentação detalha que o trabalho ultrapassa a orientação sobre aleitamento. Com recursos próprios, as três voluntárias também coletam leite de mães que têm sobrando, armazenam no congelador da sede, enviam para pasteurização no Banco de Leite em Blumenau e distribuem frascos para bebês que precisam. 

Só em maio deste ano, o Anjos do Peito realizou 76 visitas domiciliares e coletou 101 frascos de leite materno. Destes cem frascos, apenas o excedente do que Blumenau consome volta para Brusque. E, no último mês, foram apenas 20 vidros de leite pasteurizado que voltaram. 

Onde encontrar os Anjos

O Instituto Anjos do Peito possui sede no Centro Médico, nº.159, térreo – Rua Pastor Sandrescky, Centro. 

Se você precisar de ajuda na hora de amamentar, quiser doar leite materno ou ainda necessitar de leite materno, pode entrar em contato através do telefone (47) 3252 9413, da Rede Alerta

Para doar leite

É preciso coletar em frascos de vidro, de tamanho médio (tipo os de café solúvel) e efetuar congelamento rápido, mantendo o leite congelado.

Ajude: 

O Instituto Catarinense Anjos do Peito possui conta corrente para receber doações:

Banco do Brasil
Agência: 0401-4
Conta corrente: 60715-0
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio