Instituto Federal Catarinense inicia curso de libras em Brusque

As aulas são destinadas aos profissionais que já trabalham com educação e inclusão em instituições públicas

Instituto Federal Catarinense inicia curso de libras em Brusque

As aulas são destinadas aos profissionais que já trabalham com educação e inclusão em instituições públicas

O curso de libras é ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Duas turmas tiveram a primeira aula na noite de terça-feira, 3 de setembro, e quarta-feira, 4 de setembro, começa a terceira. As aulas estão acontecendo na escola municipal João Hassmann, no bairro Guarani, e na escola estadual Feliciano Pires, no Centro. O prédio do campus do IFC de Brusque ficará pronto na metade de 2014.

Há 30 alunos em cada turma com aulas duas vezes por semana. Duas delas são formadas por professores da Rede Estadual de Ensino e uma por professores da Rede Municipal. O coordenador adjunto do Pronatec, Hélio Maciel Gomes, explica que existe uma lista de espera de mais de 180 pessoas. No módulo básico, dois profissionais ministram as aulas: um deles tem deficiência auditiva e passa o conteúdo enquanto o outro é interprete. 

O curso tem o total de 520 horas distribuídas no período de um ano e meio. Até o final de 2013, os alunos terão 200 horas de aula, 160 são de libras e 40 de relações interpessoais. “Um professor, que é psicólogo, irá trabalhar a forma de lidar com a pessoa com deficiência”, diz Gomes. Um profissional é mestrando em Linguística-Libras e já tem experiência em sala de aula. Os professores foram selecionados por meio de edital.

O curso contará com aulas online e avaliações individuais para o aluno por em prática a língua dos sinais. Equipe técnica de bolsistas selecionados em edital aberto em junho. 2 supervisores e 2 de apoio. O curso de libras vem para suprir a necessidade de ter um intérprete em sala de aula. No básico é mais um treinamento e saber como lidar com a situação.
Atividades 

O IFC de Brusque iniciou as atividades no mês de agosto com a oferta de três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas modalidades inglês, espanhol e libras. A partir de 2014, serão ofertados dois cursos técnicos que ainda estão sendo definidos. Os cursos de línguas são voltados aos estudantes e comunidade em geral. Ainda há vagas e o conteúdo inclui noções de empreendedorismo e marketing pessoal.
Aqueles que tiverem interesse em se inscrever para as vagas remanescentes dos cursos FIC ou em saber mais sobre os cursos gratuitos ofertados pelo IFC Câmpus Brusque, podem entrar em contato pelo e-mail ca.brusque@ifc.edu.br ou procurar a equipe de apoio nas escolas João Hassmann e  Feliciano Pires.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio