Já pensou você ser premiado pela empresa onde trabalha por ter alcançado, ao longo do ano, melhor qualidade de vida e condições de saúde? Foi o que aconteceu nesta semana com 20 colaboradores da Intelidata, empresa do setor de tecnologia da informação de Brusque, que realizou a entrega dos prêmios do seu Projeto Saúde.

O projeto está em andamento desde fevereiro deste ano, quando a empresa colocou à disposição dos funcionários profissionais das áreas de nutrição e educação física, com objetivo de estimular a adoção de hábitos e alimentação saudáveis.

Inicialmente, foi feito um diagnóstico da situação de cada um, inclusive com exames clínicos.

A partir daí, os 44 participantes receberam orientações e estímulos constantes para mudança de hábitos alimentares e realização de atividades físicas, inclusive com participação em eventos, sobretudo corridas realizadas em Brusque. Desses, 37 completaram o projeto.

O tradicional café da manhã servido todas as sextas-feiras, por exemplo, ganhou uma cara nova: em vez de salgados, coxinhas e alimentos gordurosos, a empresa substituiu o cardápio por opções saudáveis.

A premiação ocorreu nesta quarta-feira, 5. Em clima de descontração, os colaboradores que mais se destacaram durante o projeto receberam um vale compras de produtos esportivos, uma forma de estímulo ainda maior à atividade física.

Critérios de avaliação

A empresa deixou claro que o objetivo do Projeto Saúde não é simplesmente emagrecer, e que este critério não foi o determinante para indicar os premiados. O mais importante foi o conjunto de indicadores que compuseram a avaliação.

Esse conjunto de critérios engloba os resultados de exames clínicos, a evolução das medidas do corpo e, o mais importante, as avaliações individuais feitas pelo educador físico Renan Correa. Essas avaliações serviram para acompanhar o nível de engajamento do colaborador no projeto, e também como uma forma de incentivo, por parte da empresa, para que ele continuasse com as atividades.

Na parte física, os colaboradores foram monitorados quanto aos índices de glicemia, massa muscular, percentual de gordura e pressão arterial.

IMG-4831

Resultados positivos

Ao fim do primeiro ano do projeto e da entrega da premiação aos destaques, a agitação nos corredores da Intelidata não deixa dúvida: o projeto foi um sucesso. A meta, agora, é buscar mais engajamento e manter o pique no próximo ano.

“Avalio como um projeto excelente, porque a grande maioria deles eram sedentários, houve uma mudança de pensamento, focada na importância da saúde, da qualidade de vida”, afirma Renan.

O professor de Educação Física ressalta também que o objetivo para 2019 é aprimorar o projeto e tentar atingir 100% de participação na empresa.

Para Joci Marcolla, analista de Recursos Humanos da Intelidata, os resultados são excelentes.

“Ao longo deste ano eu percebi muitas pessoas que não praticavam nenhum tipo de atividade física começaram a fazer”, explica. “Eu fazia só academia, e comecei a participar das corridas”.

Segundo Joci, houve uma resistência inicial, principalmente em relação à mudança nos hábitos alimentares, mas em grupo ficou mais fácil vencer os desafios.

“Quando gera um grupo pra atingir um objetivo, fazer uma atividade, é mais prazeroso. No geral foi muito produtivo”, comemora. “Nossa ideia é continuar todo ano, sempre pedindo o auxílio deles, é um trabalho em conjunto, principalmente no Projeto Saúde, que não está só dentro da empresa, está também em casa”, conclui.

IMG-4831-2