NOTA DA REDAÇÃO: o casal Phamela Cristina Hinhel e Tarcio André dos Santos inscreve seu blog no Concurso do Município Mais com o post abaixo. Para ajudá-los a chegar na final, curta, tuíte, comente este post através dos links das mídias sociais que estão no final da página. 

Participe você também! – Acesse AQUI e saiba como…
 

Intercâmbio: como isso foi possível

Muitos jovens desejam fazer intercâmbio, porém muitos também acreditam que isso não passa de um sonho e acabam deixando o desejo de lado. Planejar é a palavra chave. Primeiro se preocupe com o destino. Depois pesquise a cultura daquele lugar. Gostou? Faça orçamentos, feche negócio e guarde dinheiro. Por experiência própria podemos dizer que não é impossível. É suado. Mas estamos focados na palavra economizar desde junho de 2011 e essa vai ser a palavra de ordem nesse ano também.
Nós dois manifestávamos essa vontade de ter uma experiência no exterior. Por que não agora? Decidimos que essa era a hora. Começamos uma incansável busca por destinos. O primeiro critério era ser país de língua inglesa. O segundo, ser na Europa e o terceiro, ser econômico. Achamos o destino certo: Irlanda. A cada nova pesquisa achávamos novos blogs que nos ajudaram muito, e fomos nos apaixonando cada dia mais pela pequena Dublin, capital da Irlanda que abriga mais de 500 mil habitantes.
Fizemos orçamentos com empresas de Florianópolis, mas para a nossa felicidade e comodidade, achamos uma excelente agência de viagem aqui na nossa cidade mesmo. Eles nos passaram o nome de várias escolas, vários preços, explicaram todos os detalhes do destino e foram super bacanas do começo até agora. E temos certeza que vão continuar sendo. Uma dica importante é você confiar na agência que vai cuidar disso para você. Afinal ela vai ajudar a planejar sua vida pelos próximos meses. 
Uma pergunta que muitos nos fazem: Mas qual o custo disso tudo? Na verdade depende do que você quer.
Estamos matriculados em um curso de seis meses na ECM College, uma ótima escola no centro de Dublin. Incluso temos moradia para duas semanas, seguro governamental que é obrigatório para entrar no país e seguro saúde para um ano, uma necessidade que cobre muitas situações. Isso nos custou: 1.931,63 Euros + 430,00 Dólares. Os valores em reais dependiam da cotação das moedas estrangeiras no dia do pagamento das parcelas. Mas, ao fim, somaram R$ 5.400. Além disso, compramos a passagem de ida e volta que foi R$ 2.200 porque na época o dólar estava em baixa. Além desses investimentos, o governo irlandês exige que cada estrangeiro que entre no país possua 3 mil euros em uma conta. Uma prova de que você possa se sustentar pelo menos no período do curso. Esse valor também depende da cotação da moeda. Esse dinheiro você pode utilizar quando chegar ao país. Sendo assim, você recebe o visto para um ano.
Agora que você já sabe de quanto precisa para esse tipo de intercâmbio, depois vamos explicar do que você precisa. Quais os documentos necessários para o embarque, como funciona o visto, algumas exigências e quais os procedimentos após o desembarque.

** Abaixo, a explicação dos blogueiros sobre suas intenções com o blog no Município Mais **  


Somos um casal brusquense, que há pouco mais de um ano decidiu fazer um intercâmbio na Irlanda. Nosso blog foi criado em fevereiro desse ano, 10 dias antes de embarcarmos para ilha esmeralda, com o intuito de compartilhar as nossas experiências deste intercâmbio. Estamos em Dublin há dois meses e postamos semanalmente. O nosso principal objetivo é ajudar a esclarecer algumas coisas para outras pessoas que também desejam ser intercambistas, assim como muitos blogs nos ajudaram também. Como o alcance do Município Mais na região, conseguiremos ajudar mais pessoas. 

Aqui o endereço do blog: 
http://diretodairlanda.wordpress.com/ 

Phamela Cristina Hinhel e Tarcio André dos Santos