Intercambistas alemães da Unifebe se despedem de Brusque

Durante o período em que ficaram no município, visitaram diversas entidades da região

Intercambistas alemães da Unifebe se despedem de Brusque

Durante o período em que ficaram no município, visitaram diversas entidades da região

O estágio dos alemães Lynett Saecker e Robert Fuchs na Unifebe termina nesta sexta-feira, 31. Mas, antes de dar adeus aos colegas, a dupla de estudantes de Karlsdorf-Neuthard e Stuttgart, que estuda Administração Pública na Alemanha, conheceu o funcionamento de diversos órgãos públicos e entidades de Brusque e região.

Os compromissos dos intercambistas iniciaram na terça-feira, 14, com uma visita à Câmara de Vereadores de Brusque. Eles conheceram as instalações do poder legislativo municipal e assistiram a sessão. Na ocasião, foram presenteados pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jean Pirola, com um brasão do município.

Na quarta-feira, 15, conheceram as dependências do Jornal O Município e conversaram com o proprietário do estabelecimento, Claudio Schlindwein. No dia seguinte, visitaram a Prefeitura de Brusque para conhecer o funcionamento da administração pública da cidade.

Na quinta-feira, 23, acompanhados do reitor Günther Lother Pertschy e da assessora de relações internacionais Ana Paula Bonatelli, visitaram a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em Blumenau. No local, o grupo foi recebido pelo gerente regional da Câmara, Wagner Chugaste Júnior. “Lá eles tiveram a oportunidade de conhecer os serviços que a Câmara oferece e também conversaram com a estagiária alemã, Judith Marie Alms, do Departamento de Projetos Internacionais da Câmara”, explica Ana Paula.

Na sexta-feira, 24, o grupo visitou a Prefeitura de Guabiruba, onde foram recebidos pelo Prefeito Matias Kohler e pelos empresários Pedro Schmitt e Valdir Riffel, que também é presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura “ACIC”. A professora Rosemari Glatz acompanhou o encontro.

“Conversamos sobre o funcionamento do poder público e também sobre os laços de imigração entre Brusque e Guabiruba com Karlsdorf-Neuthard e Karlsruhe. Muitos imigrantes que hoje estão nessas cidades vieram daquela região. Os estagiários identificaram muitos sobrenomes familiares das pessoas daqui”, explica Ana Paula.

A última visita foi realizada na quinta-feira, 30, na sede do Governo do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

Integração
Para compartilhar as experiências com todos os funcionários da instituição, os estagiários Robert e Lynett ainda participaram do Integração Unifebe. Eles falaram sobre o estágio, suas vidas na Alemanha, a receptividade brasileira e os planos para o futuro.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, além de oportunizar a prática com o estágio, o objetivo foi proporcionar o maior número de experiências possíveis para a dupla.

“Por serem estudantes de administração pública, nossa intenção foi apresentá-los à realidade de nossa região. Acreditamos que eles retornarão para suas residências com uma bagagem riquíssima de conhecimento, assim como a de todos os funcionários que conviveram com eles nesses últimos três meses. Em nome da Unifebe, desejamos ao Robert e a Lynett muito sucesso em suas vidas e carreiras. Estaremos sempre à disposição para o que precisarem”, afirma.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio