Por duas vezes, a aposentada Irene Bodenmuller, 61 anos, venceu o câncer. Em 1997, ela descobriu um caroço na mama direita enquanto fazia o autoexame durante o banho. Foi para o médico e o temido resultado se confirmou: estava com câncer de mama. “Não queria acreditar, perdi o chão”, lembra.

Ela tirou um quadrante da mama, passou por seis sessões de quimioterapia e outras 35 de radioterapia. Depois de todo sofrimento e angústia, teve alta, mas continuou com o acompanhamento de rotina.

Nome: Irene Bodenmuller
Idade: 61 anos
Profissão: Aposentada
Bairro: Águas Claras

Em 2013, entretanto, durante um exame de rotina, apareceu outro nódulo na mesma mama. Por isso, teve que fazer a retirada total do seio. Mais uma vez, ela lutou e venceu a doença. Desde 2014 está curada e mantém apenas o acompanhamento.

Para ela, o apoio da família e a confiança de que venceria a doença foram fundamentais. Irene também deixa um recado para todas as mulheres: “Façam o autoexame, se notarem alguma coisa, procurem o médico e nunca desanimem diante do resultado. Se descoberto no início, tem cura, sim”, diz.