Jogos Comunitários de Brusque são abertos oficialmente depois de hiato da pandemia

Competição reúne cerca de 4 mil participantes de 29 bairros e localidades

Jogos Comunitários de Brusque são abertos oficialmente depois de hiato da pandemia

Competição reúne cerca de 4 mil participantes de 29 bairros e localidades

Os Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs) foram oficialmente abertos na noite desta sexta-feira, 24, em cerimônia realizada no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, quase três anos depois da edição mais recente, em 2019. Dezenas de pessoas estiveram presentes, incluindo líderes comunitários, participantes da competição e autoridades. A 27ª edição já está em andamento desde 13 de junho, com os torneios de futebol suíço masculino e futsal masculino, nas categorias livre e sênior.

O evento incluiu a entrega de brindes aos líderes comunitários e representantes das 29 comunidades brusquenses, entre bairros e localidades, que participam com cerca de 4 mil mil pessoas.

O juramento dos atletas foi proferido pela oposta da Moda Brusque, Karla Luize Goedert, a Kalu. O diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes (FME), Edson Garcia, o prefeito Ari Vequi e o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas, discursaram.

“Em nenhum momento esperávamos passar por um caos na saúde pública, mas conseguimos vencer, e hoje podemos estar aqui presentes, podendo reunir diversos líderes comunitários. Sem vocês, a gente não consegue fazer este grande evento. Todos os méritos são dos líderes comunitários e dos participantes das comunidades, que fazem este evento acontecer. Que seja uma grande competição e que em 2 de agosto possamos fazer um grande encerramento”, comenta Edson Garcia.

Alessandro Simas agradeceu à Havan enquanto patrocinadora dos Jacobs e destacou o clima de amizade em meio às competições. “É neste período de jogos em que a gente consegue sentar em uma mesa de truco, revendo amigos que passamos o ano sem ver. A pandemia fez com que isto durasse muito tempo, mas tenho certeza que o objetivo maior, além das disputas, é o congraçamento e a amizade que norteiam todas as modalidades.”

O prefeito Ari Vequi reservou parte de seu discurso à questão histórica de Brusque com o esporte estadual e nacional. Citou algumas modalidades nas quais a cidade tem tradição, como futebol, vôlei, basquete, ciclismo, beach tennis, e a força brusquense também nos esporte local e amador.

“A chama de Arthur Schlösser continua acesa. A alegria que traz neste momento a chama olímpica dos Jogos Abertos Comunitários com certeza é a mesma que fez com que aqui nesta cidade se construíssem os Jogos Abertos catarinenses.”

Fogo comunitário

Pedrinho Rosa, de 79 anos, é morador do Primeiro de Maio e carregou a tocha até a pira dos Jogos Comunitários, representando o espírito olímpico. Ele é técnico das equipes masculina e feminina de bolão 23 de Brusque, que disputam as competições regionais e estaduais.

Foi campeão de bolão por Brusque nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e acumulou conquistas como jogador e técnico de bocha e bolão. Tem sete títulos das modalidades nos jogos comunitários e esteve na seleção catarinense nos Campeonatos Brasileiros de bolão de 1992, 1993 e 1994, com um título e dois vices.

Retorno

Esta será a primeira edição dos Jogos Comunitários depois da realizada em 2019, já que, por conta da pandemia de Covid-19, não houve disputa em 2020 e 2021. O bairro Águas Claras é o atual bicampeão, com os títulos de campeão geral obtidos em 2018 e 2019, ano no qual a equipe também foi a melhor colocada nas modalidades femininas, acumulando 89 de seus 158 pontos. Caso volte a ser campeão em 2022, o bairro fatura o Troféu Havan em definitivo.

Resultados e agendas

O Município traz, em omunicipio.com.br, semanalmente, os resultados dos Jogos Comunitários de Brusque e a agenda com todas as partidas da semana.

As comunidades

Participam, ao todo, 29 bairros e localidades brusquenses. Comparando os anúncios oficiais das comunidades na cerimônia de abertura, quase todas estão participando de menos torneios do que em 2019. Uma exceção é a avenida Primeiro de Maio, que esteve presente em cinco modalidades na última edição dos Jacobs e agora vai competir em 10. Modalidades individuais têm suas inscrições, geralmente, definidas no primeiro dia de suas disputas.

O Águas Claras é o bairro com mais modalidades confirmadas (16), seguido pelo São Pedro (15).

Águas Claras: 16
Azambuja: 5
Bateas: 4
Cedrinho: 2
Centro: 14
Dom Joaquim: 2
Guarani: 6
Jardim Maluche: 7
Limeira: 3
Limoeiro: 6
Nova Brasília: 2
Paquetá: 7
Planalto: 3
Poço Fundo: 5
Ponta Russa: 2
Primeiro de Maio: 10
Rio Branco: 7
Rua Nova Trento: 2
Santa Luzia: 4
Santa Rita: 5
Santa Terezinha: 1
São João: 4
São Luiz: 8
São Pedro: 15
Souza Cruz: 4
Steffen: 2
Thomaz Coelho: 4
Volta Grande: 4
Zantão: 2


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo