Jornal Município divulga terceira e última pesquisa de intenção de votos em Brusque

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisa Sociais Univali (IPS) e encerra a sequência de três análises contratadas pela Município Dia a Dia Editora LTDA

Jornal Município divulga terceira e última pesquisa de intenção de votos em Brusque

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisa Sociais Univali (IPS) e encerra a sequência de três análises contratadas pela Município Dia a Dia Editora LTDA

No próximo domingo, 7 de outubro, os brusquenses vão às urnas na eleição municipal 2012. Na reta final da corrida pela prefeitura de Brusque, o Jornal Município divulgou sua última pesquisa de intenção de votos. Os resultados foram publicados na edição impressa do MDD desta quinta-feira, 4 de outubro, e compartilhada com os internautas no portal de notícias Município Mais. 

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisa Sociais Univali (IPS) e encerra a sequência de três análises contratadas pela Município Dia a Dia Editora LTDA. O resultado da primeira pesquisa foi divulgada no fim de julho, da segunda no fim de agosto, e a terceira é conhecida faltando três dias para o pleito.


A pesquisa estimulada – em que são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado – e a pesquisa espontânea – em que não são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado – apontam mais uma vez para a liderança de Paulo Eccel (PT). Mas, em ambas as análises, Ciro Roza (PSD) diminui a diferença. Outro fator que apresentou redução foi de eleitores indecisos.

Na primeira pesquisa, divulgada em 26 de julho, os indecisos representavam quase 40% dos eleitores na pergunta espontânea, reduzindo para 25% do eleitorado na segunda pesquisa, publicada em 30 de agosto. Agora, esse índice representa menos de 20%.

Ciro Roza (PSD) apresentou o maior aumento em relação aos meses anteriores, partindo de 19,07% em julho, para 20,51% em agosto e 31,41% às vésperas da eleição. Paulo Eccel (PT) se manteve estável, apresentando os índices 32,26% na primeira pesquisa, 43,96% na segunda e 42,96% na terceira. Silvio Bertolini (PSDB) e Moisés Nascimento (PSDC) variaram dentro da margem de erro.

Na terceira pesquisa estimulada, Paulo Eccel (PT) está na liderança da intenção dos eleitores com 46,57%. Ciro Roza ( PSD)aparece com 34,30%, Silvio Bertolini (PSDB) tem 0,72%, e Moisés Nascimento (PSDC) soma 0,54%. 

Os índices de rejeição apresentaram os seguintes números: Ciro Roza (PSD) tem 35,73%, Paulo Eccel (PT) apresenta 28, 38%, enquanto Moisés Nascimento (PSDC) está com 10,94%, e Silvio Bertolini (PSDB) tem 5,81%.

Ficha técnica
Contratante: Município Dia a Dia Editora LTDA
Pesquisa de campo: 2 de outubro de 2012
Amostra: 554 entrevistas
Margem de erro: 4,24pp (quatro vírgula vinte e quatro pontos percentuais, para mais ou para menos)
Registro: protocolo SC-00394/2012, no TRE

O Jornal Município Dia a Dia proíbe a reprodução parcial ou integral de sua Pesquisa Eleitoral 

Nota do editor:

O MDD informa que o gráfico publicado na edição impressa desta quinta-feira, 4 de outubro, na parte superior da página 7, não é o gráfico de rejeição e sim de intenção de voto para prefeito estimulada. Os números da rejeição estão na página 8.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio