Jovem brusquense pede ajuda para realizar sonho de cursar Medicina

Ela conseguiu passar no vestibular da Unifebe e não tem recursos para custear faculdade

Jovem brusquense pede ajuda para realizar sonho de cursar Medicina

Ela conseguiu passar no vestibular da Unifebe e não tem recursos para custear faculdade

A jovem brusquense Flavia Espíndola, de 22 anos, está pedindo ajuda para realizar o sonho de ser médica. Ela passou em Medicina no vestibular do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e as aulas iniciam neste mês.

Para não perder a vaga, uma pessoa emprestou dinheiro para pagar a matrícula, mas ela precisa devolver a quantia, que é o mesmo custo de uma mensalidade: R$ 6.437,62. Por isso, a jovem criou uma vaquinha online para poder devolver o valor e também para arrecadar fundos para bancar o curso.

Veja também:
Construção do Shopping Center Brusque deve ser concluída até o primeiro semestre de 2021

Unifebe recebe proposta por imóvel onde fica o anfiteatro

Comunidade do bairro Paquetá apresenta reivindicações na primeira sessão itinerante da Câmara de Brusque

Flavia mora no bairro Primeiro de Maio com seus pais. “Eu sou de uma família muito humilde e sempre estudei em escola pública”, conta. A mãe dela, Elenice Espíndola, trabalha como técnica em enfermagem e o pai, Francisco Carlos Espíndola, é jardineiro.

Sempre com o sonho de cursar Medicina, a jovem foi perdendo a esperança durante o colégio porque sempre ouvia que na universidade federal só passava quem fazia cursinho. Como ela não tinha condições de pagar um curso, acabou desistindo.

Em 2015 começou a estudar Engenharia Elétrica, mas trancou a faculdade. “Não era a minha vocação”. No fim deste mesmo ano se inscreveu para o vestibular da UFSC. Flavia diz que foi muito bem, mesmo estando fora da escola há algum tempo.

O resultado a motivou a tentar mais, porque viu que não era impossível, como sempre falaram pra ela. Em 2016 começou a estudar sozinha fazendo cursos online. Ela também parou de trabalhar para se dedicar somente aos estudos. A rotina foi a mesma até 2018.

No período em que esteve estudando, ela trabalhava no hospital quando surgia a oportunidade de cuidar dos pacientes, como acompanhante.

Nestes três anos ela prestou vestibular para UFSC e obteve boas notas. No ano passado, ficou na lista de espera para Medicina, mas seus pais disseram que se ela conseguisse a vaga, não teriam como bancar a estadia dela em Florianópolis.

Desistindo da federal, Flavia descobriu que a Unifebe teria o curso de Medicina. Neste ano ela fez o vestibular e no dia 19 de junho foi informada de que conseguiu a vaga.

Quando foi fazer a inscrição soube que a faculdade não tem mais o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e disponibiliza somente bolsas relacionadas ao artigo 170. O auxílio cobra 40% do valor da mensalidade e mesmo se conseguir vai precisar de ajuda com o restante. Por isso ela criou uma vaquinha online para receber doações.

Veja também:
Sem estádio que atenda requisitos, Brusque luta para ter jogo decisivo da Série D em casa

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Defesa pede à Justiça exame de avaliação mental de Everton Balbinott

Após formada, Flavia pretende trabalhar com saúde pública no município e depois se especializar em Medicina Legal para se tornar legista.

Em junho ela esteve com o empresário Luciano Hang para pedir ajuda. Ele sugeriu a gravação de um vídeo para contar a história com o intuito de conseguir ajuda para custear o curso. O vídeo foi publicado no dia 25 de junho.

Como ajudar

Para ajudar Flavia é possível fazer uma doação no link http://bit.ly/flaviabrusque ou então entrando em contato por meio do WhatsApp no número (47) 9 9675-4854.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo