Jovens nadadores de Brusque competem com atletas de todas as idades no Jasc

Nadadores de Brusque têm, no máximo, 17 anos. Em Itajaí terão o desafio de se superar diante atletas de todas as idades

Jovens nadadores de Brusque competem com atletas de todas as idades no Jasc

Nadadores de Brusque têm, no máximo, 17 anos. Em Itajaí terão o desafio de se superar diante atletas de todas as idades

Chega um momento em que o nadador amador precisa definir se vai se dedicar à carreira no esporte ou focar em outra área. Isso acontece porque os treinos da modalidade são custosos: Nutricionista, academia, treinador, viagens para competições, entre outros gastos.

Essa é uma das principais dificuldades que José Armando Vásquez Soto, o Bay, encontra para manter nadadores adultos nas equipes competidoras de Brusque. Bay é o coordenador técnico da equipe de natação brusquense que segue viagem para Itajaí em busca de bons resultados nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Nas contas dele, um nadador precisa investir, em média, R$ 1,2 mil por mês nos treinamentos. Somente nesta edição, dois atletas competitivos desistiram da natação por motivos financeiros.

Com isso, a aposta será nos jovens. São 16 atletas brusquenses, sendo seis no naipe feminino e dez no masculino. Eles têm, apenas, entre 13 e 17 anos. Os atletas participarão de todas as 12 provas disponíveis pela competição na modalidade. Nos Jasc não existe separação por categoria, portanto competidores de 13 anos disputarão posições na piscina com atletas de mais experiência.

Um dos motivos para a inscrição de atletas tão jovens é a rejeição de Bay pela contratação de nadadores de fora do estado. Velha discussão na cidade em razão do investimento feito para estas contratações. “Nunca trabalhei e nunca vou trabalhar com atletas que não sejam treinados em Brusque”, afirma.

Pés no chão
Diante da diferença entre a idade dos atletas brusquenses e das demais delegações, Bay separa nadadores que podem surpreender na competição e os que irão apenas para ganhar experiência. Para ele, quatro atletas têm chances claras de ficar entre os seis primeiros de suas provas: Vinicius Paoli, Nádia Dalmolin, Leonardo Schlindwein e Rafael Souza.
Os atletas apontados por Bay como promessas de bons resultados são os mais experientes da delegação. Paoli, por exemplo, treina há cerca de dez anos na Associação Brusquense dos Amigos e Incentivadores da Natação (Abain). “Fico contente de saber que criei atletas dentro de Brusque”, diz Bay.

Mas o favoritismo não surge apenas pelo tempo de treinamento. Os quatro nadadores já estão inseridos nas competições intermunicipais e até mesmo nacionais. Paoli foi convocado em setembro para a Seleção Catarinense de Natação Júnior. Ele ajudou a delegação catarinense a conquistar uma inédita medalha de prata. Schlindwein ficou na terceira posição dos Jogos Escolares (Jesc) em agosto.

Objetivos diferentes

Paoli divide a piscina com José Armando Boos Vasquez, nadador de 13 anos que fará sua estreia nos Jasc. Enquanto Paoli busca surpreender e ajudar a equipe a acumular pontos, Vasquez, que é filho do treinador Bay, quer ganhar experiência e melhorar seu tempo. “Sei que não vou para conquistar medalhas. Quero conhecer o evento. Acho bacana conhecer outros atletas em uma competição como esta”.

O nadador que vai até Itajaí procurando chegar entre os seis melhores já esteve no lugar de Vasquez. Hoje com 17 anos, Paoli começou nos Jasc aos 13, também com o objetivo de ser inserido na competição. Ele diz que evoluiu desde então, melhorando seus tempos de conclusão das provas. “Gosto de representar minha cidade. Acho importante”, afirma. No ano passado, Paoli ficou na sétima posição.

Participação de Brusque nos Jasc 2014 – Natação feminino
Atleta / Prova

Nadia Dalmolini 200 costas / 50 livre / 100 costas
Lara dos Santos 200 costas / 100 borboleta / 50 livre / 100 livre
Joana Paula Hort Valle 200 livre / 400 livre / 100 livre / 100 costas
Georgia Pereira Debatin 200 livre / 400 livre / 100 peito / 800 livre
Julia Pedroso Russi 100 peito / 800 livre

<INDESIGN;Subtítulo – Texto>
Participação de Brusque nos Jasc 2014 – Natação masculino
Atleta / Prova

Gustavo Cardoso Klann 100 borboleta
Vinicius Pedrini Paoli 200 costas / 50 livre / 100 costas
Diego José Debatin 200 peito / 100 livre / 200 medley
Leonardo Schlindwein 200 costas / 50 livre / 100 costas
Eduardo José Duarte 200 medley
José Armando Boos Vasquez 100 livre / 1500 livre
Nicolas Pedrini Archer 200 livre / 400 livre / 1500 livre
Charles Albani Dadam Junior 200 peito / 100 peito
Rafael Souza 200 livre / 400 livre / 100 borboleta / 200 borboleta
Vitor Pavesi 100 borboleta / 100 livre

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio