Julho é o mês mais seco dos últimos anos em Brusque

Média de chuva durante todo o período foi de apenas 17,9 milímetros

Julho é o mês mais seco dos últimos anos em Brusque

Média de chuva durante todo o período foi de apenas 17,9 milímetros

Julho foi o mês mais seco dos últimos anos em Brusque. A média de chuva foi de 17,9 milímetros, enquanto que em 2013, por exemplo, foi de 176 mm. Geralmente, neste mês, a média de chuva em Brusque ultrapassa 100 mm. A informação é do blogueiro do jornal O Município, Ciro Groh, que tem estações meteorológicas fixadas em diferentes locais da cidade.

Groh reúne registros formais há quatros anos, portanto, antes desse período não há comparativo. No entanto, ele avalia é um dos julhos menos chuvosos dos últimos 30 anos. Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram, Erikson Magno Gomes de Oliveira, este fenômeno ocorre devido à influência de um sistema de alta pressão, que é comum de acontecer, porém, este ano teve uma atuação mais persistente.

Oliveira explica que o sistema de alta pressão inibe a formação de nebulosidade. “Quando tem este sistema de alta pressão em cima, o ar desce na atmosfera e não sobe. Para a formação de nuvens precisa subir e não subiu”.

O meteorologista ainda diz que as frentes frias são fenômenos que mais causam chuvas e que em Santa Catarina, apenas teve um período de frio mais intenso – nos dias 17 e 18, quando as temperaturas ficaram, em média, abaixo dos 10ºC.

Abaixo da média em SC
A Epagri registrou que até o dia 28 de julho o total de chuva acumulado em Santa Catarina também ficou bem abaixo da média climatológica para julho. A média para esta época do ano varia de 80 a 140 mm, tendo ficado neste mês entre 15 mm a 20 mm em todas as regiões.

Agosto permanecerá seco
Assim como julho, agosto deverá ser um mês seco em Santa Catarina. O meteorologista da Epagri afirma que será um agosto atípico, com menos frente frias e menos quedas de temperatura.

Conforme a previsão, a menor temperatura deve ser registrada a partir de amanhã, quando volta a chover – cerca de 13ºC. Depois disso, esquentará novamente e as temperaturas se manterão amenas, tendo uma média de 23ºC.

Já a previsão de chuva para os próximos 15 dias é de 20 mm a 25 mm.

Média de chuva em julho em Brusque
2013:
176,0 mm
2014: 63,5 mm
2015: 163,8 mm
2016: 80,7 mm
2017: 17,9 mm

Fonte: Ciro Groh

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio