A exemplo de 2017, quando Brusque teve o mês de julho mais seco dos últimos anos, com acumulado do mês de apenas 17,9 mm, um ano depois o cenário se repete, julho/2018 está registrando baixos volumes de precipitação em nosso município, totais parciais/mês até hoje,18, de apenas 17,5 mm, dados extraídos das minhas estações.

Rio Itajaí Mirim, sendo registro feito no bairro Rio Branco hoje quarta,18. Foto: Ciro Groh

Uma das consequências da falta de chuva na nossa região está no nível do Itajaí Mirim, já considerado abaixo do normal pela Defesa Civil de Brusque. Na última atualização, divulgada pela ANA (Agência Nacional de Águas) no princípio desta noite de quarta-feira,18, a medição apontava apenas 86 cm, abaixo da cota normal que seria acima de 90 cm

Registro feito no bairro Rio Branco, rio Itajaí Mirim com seu nível baixo.
Foto: Ciro Groh

Próximos dias com mais umidade

Ao que tudo indica, a região de Brusque deverá voltar a ter precipitação nos próximos dias. Conversando com meu amigo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, ele afirmou que a próxima semana será mais instável, já está sinalizando chance de chuva para segunda-feira no final do dia, com possibilidade também para os dias seguintes. A previsão não aponta para volumes significativos de chuva , mas já dará uma situação melhor pois molha a vegetação, parte de pastagens além de melhorar a qualidade do ar, finalizou Coutinho.