Justiça Eleitoral inicia convocação de mesários em Brusque

Treinamentos para quem vai trabalhar no dia da eleição serão realizados em agosto e setembro

Justiça Eleitoral inicia convocação de mesários em Brusque

Treinamentos para quem vai trabalhar no dia da eleição serão realizados em agosto e setembro

A Justiça Eleitoral de Brusque já iniciou a convocação de mesários que irão trabalhar durante as eleições gerais de 2018, cujo primeiro turno está marcado para 7 de outubro. Oficialmente, a convocação dos mesários deve ocorrer entre 6 de julho e 6 de setembro, mas o Cartório Eleitoral do município optou por antecipar o processo.

Segundo o chefe do cartório da 5ª Zona Eleitoral de Brusque, Osvaldo Atanásio, serão convocados em torno de 1,4 mil mesários para atuar nas seções das duas zonas eleitorais que envolvem Brusque, Guabiruba e Botuverá. São quatro pessoas por seção eleitoral.

Leia também:
Brusque é uma das 12 cidades de Santa Catarina com mais casos de Aids 

Prefeitura regulamenta uso do pavilhão da Fenarreco; veja preços e normas

Neste ano, foi firmado também um convênio pela Justiça Eleitoral com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), para que os universitários cadastrem-se como mesários no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

Os que forem chamados para trabalhar no dia da eleição ganharão uma certidão de atividades extracurriculares de dez horas para cada um dos turnos, totalizando 20 horas, caso venha a trabalhar no primeiro e no segundo.

De acordo com o chefe do cartório, a orientação é que os interessados em trabalhar como mesários cadastrem-se no site www.tre-sc.jus.br, já que neste ano a preferência é a convocação dos que fizerem o cadastro online.

O TRE-SC já solicitou ao poder Legislativo a utilização do plenário da Câmara de Vereadores para a realização de treinamento de mesários que atuarão nas eleições.

O tribunal solicitou a utilização do espaço entre o fim de agosto e meados de setembro, em dois períodos – manhã e tarde -, para que sejam repassadas informações sobre os procedimentos a serem realizados pelas pessoas que irão trabalhar nos dias das eleições, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Leia também:
Festival Nacional da Cuca terá diversas atrações; confira programação e preços

Voluntários realizam melhorias no espaço do Lar Sagrada Família

Os treinamentos presenciais são para o presidente da seção e primeiro mesário. O segundo mesário e secretário da seção eleitoral farão treinamento a distância, via internet.

Atanásio explica que o objetivo deste treinamento é passar informações de funcionamento da eleição, propaganda e crime eleitoral, e questões técnicas de funcionamento da urna eletrônica.

Serão passados vídeos aos participantes, além de palestras e atividades práticas de utilização e funcionamento da urna. Neste ano, os mesários terão um desafio a mais, já que em Brusque, Guabiruba e Botuverá a eleição será feita totalmente por meio da identificação biométrica.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo