Justiça Eleitoral inicia vistorias nos locais de votação em Brusque

Objetivo é verificar condições dos locais que receberão urnas em outubro

Justiça Eleitoral inicia vistorias nos locais de votação em Brusque

Objetivo é verificar condições dos locais que receberão urnas em outubro

O Cartório Eleitoral de Brusque iniciou na semana passada a primeira etapa de uma série de vistorias que serão realizadas em todos os locais de votação de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Os dois primeiros locais vistoriados foram as seções eleitorais que ficam na sede anterior da Uniasselvi, na avenida Otto Renaux, e as da escola Francisco Araújo Brusque, no bairro São Luiz.

A escolha não foi coincidência: como a Uniasselvi mudou-se para o novo espaço, na antiga sede da Companhia Industrial Schlösser, reformada pela Havan, as 19 seções lá existentes serão deslocadas para a escola Araújo Brusque, afetando um total de 2.325 eleitores.

Osvaldo Atanazio, chefe do cartório da 5ª Zona Eleitoral de Brusque, explica que as seções temporariamente foram deslocadas para o Araújo Brusque porque o que o cartório não tem conhecimento de qual será a destinação do imóvel pelos proprietários.

Na última terça-feira também foram vistoriados os nove locais de votação existentes em Botuverá.

Nesses vistorias, explica Atanazio, diversos itens são verificados, como a instalação elétrica e a iluminação, o estado do imóvel e a presença de janelas e cortinas, de forma a se garantir a privacidade do voto.

Reformas ficam para mais tarde

O chefe do cartório também esclarece que as vistorias, neste momento, servem também para identificar a intenção dos proprietários dos imóveis que receberão as urnas de realizar reformas ou intervenções.

Ele explica que, caso seja identificada a intenção de se fazer reforma, o proprietário do imóvel será notificado a adiá-la para depois das eleições, evitando qualquer intervenção que possa tornar o local inutilizável entre setembro e novembro. Isso é necessário para que não haja nenhum empecilho ao trabalho da Justiça Eleitoral.

Próximas vistorias na região

Além das vistorias já realizadas em Brusque e Botuverá, outras já estão programadas. Nos dias 16, 17 e 18 de abril os demais locais de votação em Brusque passarão por vistoria. Já no dia 19 de abril será a vez dos locais de votação do município de Guabiruba.

As vistorias no estado abrangem 3,8 mil locais de votação em todo o estado, distribuídos entre 98 zonas eleitorais. Esses locais receberão mais de 5 milhões de eleitores catarinenses em outubro, nas eleições gerais.

Até 25 de abril, os servidores dos cartórios eleitorais realizarão as inspeções, que possibilitarão atualizar a base de dados da Justiça Eleitoral, além de aprimorar a logística da distribuição e recolhimento das urnas eletrônicas.

A partir do levantamento, o TRE-SC pode verificar necessidades desde a aquisição de equipamentos elétricos até a solicitação, junto aos órgãos municipais e estaduais, de ajustes na infraestrutura que garantam a acessibilidade e o exercício do voto de pessoas com deficiência.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio