Justiça Eleitoral seleciona universitários e mesários

Cidadãos vão atuar nos diversos locais de votação

Justiça Eleitoral seleciona universitários e mesários

Cidadãos vão atuar nos diversos locais de votação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina continua buscando o apoio de cidadãos que queiram trabalhar como voluntários nas eleições municipais deste ano. 

No estado, já são 26 zonas eleitorais que firmaram convênios com entidades de ensino superior na busca de adesão de estudantes ao programa Universitário Voluntário.

Outro programa que visa obter a colaboração direta dos cidadãos no processo eleitoral é o Mesário Voluntário, que recruta interessados para atuar nos diversos locais de votação.

Mesário Voluntário

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o mesário que atuar no pleito terá direito a se ausentar do trabalho pelo dobro de dias que prestou serviço à Justiça Eleitoral. 

Ele também pode ser beneficiado em concursos públicos que utilizem a participação no dia das eleições como critério de desempate e, na data do pleito, terá direito a um vale-alimentação no valor diário de R$ 22,00. 

Para se inscrever como voluntário, o cidadão pode procurar o cartório eleitoral de sua cidade ou preencher um cadastro no site do TRESC. (www.tre-sc.gov.br)

Universitário Voluntário

Já estão sendo firmadas diversas parcerias entre os juízos eleitorais com as universidades para que as horas trabalhadas na Justiça Eleitoral e também nas eleições deste ano sejam convertidas em créditos nas atividades extracurriculares do curso.

Os convênios são celebrados entre as zonas eleitorais e as unidades de ensino e, após aprovado, a parceria é publicada no Diário Oficial da União. 
 
Fonte: TRE-SC
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio