Deputada quer legalizar divulgação de “amostradinhos do mês” da Havan; entenda
Projeto de lei foi apresentado pela deputada federal Bia Kicis (PL)
A deputada federal Bia Kicis (PL) apresentou um projeto de lei para permitir a divulgação de imagens de pessoas flagradas cometendo crimes dentro de estabelecimentos comerciais.
Ao portal Metrópoles, a parlamentar diz que a iniciativa foi inspirada pela empresa Havan, que recentemente foi notificada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a retirar os vídeos de furtos em suas lojas, os chamados “amostradinhos do mês”.
Conforme trechos do PL, a medida será permitida apenas em casos onde a captação tenha ocorrido em flagrante de crime. A proposta é de que desta forma seja possível identificar infratores, alertar a população e colaborar com autoridades públicas.
A deputada justifica que a crescente incidência de crimes cometidos dentro de estabelecimentos comerciais tem gerado insegurança e prejuízos à população e aos empreendedores. Diante disso, é cada vez mais comum o uso de sistemas de vigilância que registram, por meio de imagens e áudios, a prática de atos ilícitos.
E completa mencionando que a atual Lei Geral de Proteção de Dados pode ser interpretada de modo a restringir ou penalizar a divulgação desses registros, mesmo quando há flagrante da prática criminosa. “Isso cria um paradoxo jurídico, pois impede que os cidadãos e comerciantes se defendam de forma legítima e colaborem com a identificação dos infratores”.
“O presente Projeto de Lei visa, portanto, assegurar a possibilidade de divulgação de imagens de pessoas flagradas cometendo crimes em estabelecimentos comerciais, observando-se critérios objetivos e razoáveis. A medida garante a prevalência do interesse público, da segurança e da justiça sobre o direito individual à privacidade, quando este for usado de forma abusiva para proteger atos ilícitos”, completa.
O projeto completo pode ser lido aqui.
Leia também:
1. EXCLUSIVO – Aumento de atendimentos e mortes de diabéticos em Brusque acende alerta na saúde pública
2. Frio úmido retorna: veja o que diz a previsão em Brusque nesta quinta-feira
3. Saiba como está o andamento das obras da nova Beira Rio em Brusque
4. Amigos fazem arrecadação para custear velório de policial de Brusque que morreu em acidente no Oeste de SC
5. Após defender amiga em bar de Balneário Camboriú, homem é espancado por grupo e morre no hospital
Assista agora mesmo!
Olga Gums e Paula Fuckner: quem eram as primeiras parteiras de Guabiruba:
Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias