Karlsruhe propõe parceria com Brusque para o meio ambiente

O objetivo da proposta é fortalecer as parcerias para o clima de municípios alemães e seus congêneres no hemisfério sul

Karlsruhe propõe parceria com Brusque para o meio ambiente

O objetivo da proposta é fortalecer as parcerias para o clima de municípios alemães e seus congêneres no hemisfério sul

Brusque poderá ser a nova parceira da Alemanha na elaboração de projetos e busca pela preservação do meio ambiente. Na tarde de segunda-feira, 27, o secretário de Educação Distrital de Karlsruhe, Bernhard Böse, convidou o município a ser uma das cidades parceiras no projeto “50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015”. A reunião entre ele e o prefeito Paulo Eccel foi realizada em Brusque, no gabinete.

O objetivo da proposta é fortalecer as parcerias para o clima de municípios alemães e seus congêneres no hemisfério sul. O prefeito agradeceu o convite e disse que a cidade está aberta a novas parcerias, lembrando que já existem iniciativas municipais em favor do meio ambiente – entre elas a coleta seletiva, a qualificação dos processos de gerenciamento ambiental, a criação de hortas urbanas e os projetos de arborização da cidade.

As ações da cidade são um dos pontos destacados por Bernhard como fundamentais para a efetivação da parceria, que levará em conta também a relação entre os municípios, a disponibilidade e o engajamento no processo. “Serão escolhidas 10 cidades para esse projeto. Vamos levar o sim de Brusque para o Ministério Federal, que irá analisar e dará seu parecer”, explicou.

O projeto gira em torno da troca de experiências técnico-profissionais e do intercâmbio de especialistas municipais, principalmente por meio de visitas mútuas. Encontros periódicos promovem a articulação dos municípios envolvidos. Além de verbas, os responsáveis pela iniciativa darão consultoria técnica e metodológica.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio