Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Lançamento de candidatura de Gelson Merísio lembrou convenção de partidos norte-americanos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Lançamento de candidatura de Gelson Merísio lembrou convenção de partidos norte-americanos

Raul Sartori

Fato político
Vários jornalistas que foram levados para Chapecó para o lançamento da candidatura do deputado Gelson Merísio (PSD) ao governo do estado, sábado, dizem que o evento, que pareceu convenção de partidos norte-americanos, pode ser considerado o acontecimento político mais importante deste ano até agora. O pré-candidato atraiu 10 mil pessoas, 21 deputados e mais de 100 prefeitos.

Konder Reis
Uma lágrima para o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, que morreu ontem aos 94 anos. Talvez tenha sido o político mais íntegro de SC. Quem trabalhou ao seu lado – o colunista entre eles – jamais esquecerá de seus exemplos de absoluta ética, honestidade, generosidade, cultura e humildade.

Presidenciáveis
O Congresso dos Prefeitos, que segue até amanhã em Florianópolis, fez um esforço extraordinário para apresentar o que parecia impossível. Hoje, se tudo der certo, reunirá oito pré-candidatos à Presidência da República: Aldo Rebelo (Solidariedade), Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Flavio Rocha (PRB), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e João Goulart Filho (PPL).

Metralhadora
O polêmico ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, tem metralhado de críticas algumas estruturas de poder. Na sessão de quinta-feira passada qualificou como “enganadores” os responsáveis pela investigação contra o então reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancelier, que se suicidou.

Uma praga
A corrupção virou uma praga entre nós, minando estruturas de governo de cima a abaixo. Guatambú, por exemplo, que tem 4.746 habitantes, localizado a 11 quilômetros de Chapecó, parou ontem para ver o cumprimento de 11 mandos de busca a apreensão dentro da Prefeitura, casas, escritórios e empresas, por conta de investigação de possível esquema de fraude a licitações, falsidade ideológica e corrupção. A Prefeitura era a casa-mãe, digamos assim, das maracutaias.

Consumo responsável
A Ambev, dona das marcas patrocinadoras da Copa do Mundo, irá capacitar, amanhã e no dia seguinte, cerca de 1,2 mil pessoas que trabalharão nos eventos patrocinados pela cervejaria durante jogos em 15 cidades brasileiras, dentre elas Florianópolis. O principal objetivo é conscientizar os vendedores ambulantes de bebidas e também a brigada dos bares sobre a venda responsável de bebidas alcoólicas e a prevenção de seu consumo indevido. Iniciativa louvável.

Cães e gatos
Transportar animais domésticos ou de estimação nas linhas municipais regulares da Capital está mais fácil. Lei complementar originária de projeto da vereadora Maria da Graça assegura que estes animais possam ser levados em caixas de transporte, bolsas, sacolas ou mochilas, adequadas ao seu porte, e ainda dispensa a apresentação de carteira de vacina e atestado veterinário. O limite de peso é de até 10 quilos. A lei foi sancionada semana passada.

Fraude
A tradicional empresa catarinense de pescados Gomes da Costa foi condenada a pagar R$ 100 mil por danos morais coletivos pela venda de sardinha em lata com peso diferente do anunciado na embalagem. A ação originou-se de denúncias de consumidores sobre a diminuição da quantidade do peixe as latas, em contrapartida com o aumento de óleo. A empresa se recusou a assinar termo de ajustamento de conduta, o que levou o Ministério Público a ajuizar ação. Outra penalidade imposta foi proibi-la de vender as sardinhas com peso inferior ao anunciado.

Varejinho judicial
Se explica porque há milhões de ações na Justiça brasileira. É sobrecarregada à toa, por ações que poderiam ser resolvidas por um juiz de paz. Por isso que está na pauta da segunda maior instancia judicial do país, o STJ, um recurso especial de uma moça de nome Tatiane, que quer se chamar Tatiana. Detalhe exigido por ela: com três ‘a’.

Esperteza
Articulador de emenda para anistiar as multas aplicadas durante a greve dos caminhoneiros, o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) é mesmo um cara de pau. Se prontificou para ser relator de projeto de lei que cria um marco regulatório para o transporte de cargas. Nada demais se ele não fosse dono de uma frota de 120 caminhões.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio