Leites à venda nos supermercados não estão contaminados

A adulteração do produto ocorreu em dezembro e, segundo representante de marca e supermercados, foram retirados de circulação no ano passado

Leites à venda nos supermercados não estão contaminados

A adulteração do produto ocorreu em dezembro e, segundo representante de marca e supermercados, foram retirados de circulação no ano passado

Os consumidores que compraram leite em supermercados de Brusque e cidades vizinhas não precisam se preocupar com a contaminação do produto por ureia. 

O resultado da investigação que vinha sendo feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), divulgada em rede nacional na quarta-feira, assustou quem adquiriu o produto recentemente, em especial das marcas Líder, Bom Gosto, Italac e Mumu, vendidas em supermercados da cidade. 

A quadrilha que atuava nas cidades gaúchas de Ibirubá, Guaporé e Horizontina adicionava ao produto cru uma substância semelhante à ureia (com formol na composição), considerada cancerígena pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a fraude, o lucro chegava a 10% além dos 7% já pagos sobre o preço do leite.

Invald Siewerdt, representante da marca em Santa Catarina, explica que a contaminação foi confirmada em leites produzidos no dia 17 de dezembro de 2012 e os produtos foram, imediatamente, retirados de circulação naquela época. 

Ele esclarece, ainda, que é possível que as pessoas encontrem em supermercados os lotes listados como adulterados, mas é preciso estar atento à data de fabricação. Vale destacar que o leite que foi produzido em dezembro do ano passado já teria vencido, o que da mesma forma inviabilizaria o consumo. 


Supermercados em Brusque e região

Udo Wandrey, gerente de compras da rede de supermercados Archer, informou que, dentre as marcas listadas como contaminadas, a rede comercializa somente a Líder e a Bom Gosto. Ele reforça que os estoques foram revisados e não há produtos dos lotes divulgados, mas, se os clientes desejarem poderão efetuar a troca. 

Robson da Silva Ribeiro, gerente geral do supermercado Bistek, informou que as marcas Italac e Bom Gosto são comercializadas, mas que nenhum produto dos lotes mencionados está disponível para a venda na loja ou em estoque. 


> Saiba mais na edição impressa do jornal MDD desta sexta-feira, 10 de maio.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio