Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Leonel Pavan tenta reverter extinção da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Leonel Pavan tenta reverter extinção da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

Raul Sartori

Calote
Tributarista catarinense observa, acerca de notas sobre o assunto, aqui, sua estranheza diante da inação dos poderes constituídos do Estado (TJ, TCE, MP, Legislativo, Judiciário) que não perceberam ainda que estão sendo ludibriados pelo Executivo por conta do absoluto segredo que este faz, através da Secretaria da Fazenda, dos valores que destina a empresas como incentivos fiscais, através de vários programas. São centenas de milhões que não entram no caixa como receita líquida disponível, de cujo montante se extraem os duodécimos (repasses constitucionais) para os poderes e, 25% de tudo, para os municípios.

Sobrevivente
Se depender da conversa que Leonel Pavan, que se despede hoje do comando da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, teve com o governador Pinho Moreira, pode ser dada uma sobrevida à pasta, que estava virtualmente extinta.

Infartado
Uma espécie de eminência parda da Igreja Católica, o catarinense de Forquilhinha dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, também bispo auxiliar de Brasília, sofreu um infarto do miocárdio, semana passada, e está se recuperando. O religioso é tido como progressista, favorável ao debate da corrupção, aborto e do casamento gay como temas nas eleições.

Cadafalso
O deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL) é o relator do processo de cassação do mandato do deputado João Rodrigues (PSD-SC), condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região a cinco anos e três meses de reclusão pelos crimes de fraude e dispensa irregular de licitação quando era prefeito de Pinhalzinho. A votação pela continuidade ou arquivamento do processo ficou para a próxima semana.

Novas caras
Com o objetivo de eleger pelo menos um deputado federal em SC, o Partido Novo já tem 19 pré-candidatos em todo o Estado. Todos eles passaram por um processo seletivo bastante parecido com as seleções realizadas em grandes empresas. Nenhum já tinha alguma ligação com a política. São advogados, empresários, administradores, entre outras profissões, que passaram por análise curricular e teste sobre valores da sigla.

Quase impunidade
Foi de seis meses e 15 dias de detenção, em regime aberto, a leve condenação, no TJ-SC, de jovem motorista que, por não ter habilitação, fugiu, em alta velocidade e de marcha à ré, às 10 horas da manhã e em dia útil, em via expressa, de blitz montada por policiais militares. O jovem alegou sua conduta dizendo que não estava “legal psicologicamente” para enfrentar a abordagem dos PMs.

Literatura inclusiva
O juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Joinville, lança neste sábado, no Box 34 do Mercado Público de Florianópolis, o livro “Juiz Achado na Rua”, da Giostri Editora. São crônicas sobre o cotidiano de um magistrado acostumado a frequentar instituições prisionais e ouvir os queixumes daqueles que por via de regra não têm voz. Em 2016 Buch lançou “Contos tirados de mim: a literatura no cárcere – volume 2”, resultante do projeto Oficina Literária desenvolvido com detentos da Penitenciária Industrial de Joinville.

Reconhecimento
Uma autoridade da área pede que se faça aqui um reconhecimento ao agora deputado federal Esperidião Amin (PP-SC) a quem ela atribui o mérito, em 2001, quando ele era governador, pelo fim da febre aftosa em SC sem vacinação. Lembra que foi testemunha presente em manifestação de partidos de esquerda, em Chapecó, naquele ano, em que se exigia a vacinação, sob justificativa de que urubus migrantes de Joia, município do interior gaúcho, onde foi registrado um foco da doença, poderiam “trazer” a doença para SC. Amin se recusou, mas reforçou todo o sistema de controle e prevenção.

Prejuízo bilionário
Os afastamentos de trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais causam um prejuízo indireto anual de R$ 10 bilhões à economia de SC. A estimativa foi divulgada terça-feira durante o lançamento da campanha Abril Verde, iniciativa de diversos órgãos públicos que busca mobilizar a população para o enfrentamento da questão. De 2012 a 2017 foram registradas uma média anual de 25 mil acidentes de trabalho em SC, oficialmente comunicados ao INSS.

DNA
A poderosa família Freitas, de Criciúma, cujo expoente maior foi Diomício Freitas, notável empresário, vereador e deputado federal de 1963 a 1967, falecido prematuramente em 1981, aos 70 anos, quer voltar às lides políticas. Neto do patriarca, o vereador Daniel Costa de Freitas está saindo do PP para ser candidato a deputado federal pelo PSL de Jair Bolsonaro.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio