Licitação para a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros deve ser lançada em março

Projeto está sendo elaborado e deve ficar pronto em cerca de 90 dias

Licitação para a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros deve ser lançada em março

Projeto está sendo elaborado e deve ficar pronto em cerca de 90 dias

O novo quartel do Corpo de Bombeiros de Brusque deve começar a ser construído no ano que vem. Embora faltem meses para que os primeiros tijolos sejam assentados, significa uma avanço para uma necessidade antiga para a região.

De acordo com o capitão Jacson Luiz de Souza, comandante dos bombeiros, o projeto do novo quartel está em fase de execução por parte do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) da prefeitura. Apesar de ser uma obra do estado, o DGI faz o projeto por meio de uma parceria.

A expectativa do comandante é que o projeto arquitetônico fique pronto dentro de 60 a 90 dias. Depois, serão realizados mais os complementares.

Veja também:
Brusque despenca 37 posições em ranking de melhores cidades para fazer negócios

Oratório e gruta de Azambuja completam 90 anos de fé e devoção 

Zen está entre as 150 melhores empresas do Brasil para trabalhar

O projeto deverá ser de “primeira linha”. Segundo o comandante, a obra está sendo pensada para a Brusque daqui mais de 15 anos, para que não sejam necessários novas intervenções.

“A estrutura será sustentável, com tratamento de efluentes, captação de água da chuva. Atenderá toda a questão de sustentabilidade e arquitetônica”, adiante o capitão.

O novo quartel também terá áreas importantes para os bombeiros, como academia e área para treinamento. O comandante diz que é importante ter uma boa infraestrutura porque os militares passam praticamente um terço de suas vidas dentro do quartel.

Uma vez que os projetos estejam prontos, a licitação para a escolha da empresa que construirá a nova estrutura. Uma expectativa um pouco otimista é que o edital seja lançado em março.

Veja também:
Moradora de Brusque cria iniciativa de monitoramento de crimes contra animais

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Com novidades, montagem da Vila de Natal de Blumenau entra na reta final

Depois, transcorrem os prazos legais normais de uma licitação, com dias para recursos e cerca de 30 dias para que as máquinas comecem a trabalhar.

Terreno
O novo quartel será construído no local atual e em parte do terreno nos fundos do Instituto Geral de Perícias (IGP). A cessão de 650 metros quadrados da área já foi aprovada por lei estadual.

Segundo o capitão Jacson, falta apenas lavrar a escritura de permuta, mas é um procedimento burocrático que não deve atrasar o andamento do processo.

A construção do novo quartel é discutida desde 2012. A novela se arrastou por vários governos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio