Limeira é o bairro com mais construções em andamento em Brusque

Levantamento do Sintricomb mostra o cenário atual do setor no município

Limeira é o bairro com mais construções em andamento em Brusque

Levantamento do Sintricomb mostra o cenário atual do setor no município

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (Sintricomb) divulgou, nesta terça-feira, 9, levantamento sobre a quantidade de obras em andamento na cidade.

O estudo mostra que o bairro Limeira (incluindo o Limeira Baixa) é o principal ponto de crescimento para a construção civil. São 93 obras em andamento, de todos os tipos.

O segundo bairro mais representativo é Águas Claras, com 37 obras em curso. Rio Branco (29), Limoeiro (28) e Volta Grande (23) completam a lista dos cinco principais locais onde as empreiteiras estão construindo.

O presidente do Sintricomb, Izaías Otaviano, diz que o Limeira “é um bairro que tem potencial econômico bastante grande”. “Tem uma amplitude territorial bastante interessante para a construção”, pontua.

Casas geminadas
O levantamento do Sintricomb mostra que as casas geminadas continuam a ser a tendência em Brusque. Do total de 334 obras em andamento, 170 são desse tipo.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), Ademir Pereira, diz que o grande número de casas geminadas não é surpresa.

Para ele, isso mostra que o investimento no setor ainda está tímido. “Exigem investimentos pequenos, que o construtor consegue suportar”, avalia o empresário.

Os bairros com mais casas geminadas são Limeira Baixa, com 49, Águas Claras, 23, São Pedro, 22, Rio Branco, 22 e Volta Grande, 17. Os únicos bairros em que não existe esse tipo de obra foram no Centro, Jardim Maluche, Azambuja, Guarani, São Luiz e Santa Rita.

Prédios mais altos
Há, atualmente, 46 prédios com dois ou mais andares sendo erguidos no município. O Centro concentra a maior parte deles, com 11. Os bairros Dom Joaquim, com nove, São Luiz, com quatro, e Santa Rita, com três, vêm na sequência.

Os quatro maiores estão localizados no Centro e Santa Rita, e possuem 21, 13, 12 e 10 andares.

Setor estável
No primeiro semestre do ano passado, havia 334 obras em andamento em Brusque. Atualmente, são 335. O levantamento elenca prédios, sobrados geminados, casas geminadas, galpões, salas comerciais, escolas, casas e obras públicas.

“Isso que mostra que o mercado está estável”, diz o sindicalista. Ele afirma que essa estabilidade também é sentida no sindicato por meio das homologações de rescisões.

Ele afirma que o estudo de casas por bairros é importante para que o Sintricomb saiba exatamente onde estão os trabalhadores.

O presidente do Sinduscon diz que o setor da construção civil ainda está retraído. Ele avalia que a aprovação da reforma da previdência é primordial para que mais investimento seja feito no Brasil e com isso as construtoras tenham como lançar grandes projetos.

Número total de obras por bairros
Limeira Baixa – 93
Águas Claras – 37
Rio Branco – 29
Limoeiro – 28
Volta Grande – 23
Dom Joaquim – 17
Centro I E Ii – 17
Souza Cruz – 11
Santa Terezinha – 10
Poço Fundo – 10
São Luiz – 9
Santa Rita – 7
Maluche – 2
Azambuja – 2
Paquetá – 1
Zantão – 7
Cedrinho – 1
Guarani – 2
Cedro Alto – 3
São Pedro – 16
Bateas – 9
Fonte: Sintricomb

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo