Livro de José Francisco dos Santos fala sobre filosofia em temas cotidianos

Para Refletir propõe uma abordagem diferente da filosofia. Artigos publicados no Jornal Município Dia a Dia compõem a obra

Livro de José Francisco dos Santos fala sobre filosofia em temas cotidianos

Para Refletir propõe uma abordagem diferente da filosofia. Artigos publicados no Jornal Município Dia a Dia compõem a obra

Já está disponível na livraria Graf e pelo site www.editorialpaco.com.br, o livro “Para Refletir artigos para reflexão e discussão em filosofia, ética e temas transversais”. A obra é uma compilação de cerca de 130 artigos do filósofo e articulista do jornal Município Dia a Dia, José Francisco dos Santos. 

Em fevereiro, deve acontecer o lançamento oficial da obra, na Unifebe. “Agora, final de ano, seria complicado fazer. Por isso, deixamos para o início das atividades na universidade. Devemos ter outro lançamento na faculdade São Luiz”, conta Santos. Todos os artigos do livro foram publicados no Município. “Mas nem todos os publicados foram inseridos no livro. Fiz uma seleção, até porque alguns falavam de temas muito locais que não teriam a ver com a proposta da obra”. O livro contém artigos publicados no jornal entre 2009 e 2013.

Santos explica que a proposta do livro é falar da filosofia de maneira que qualquer cidadão comum e leigo no assunto possa entender. “Desde que comecei a lecionar filosofia no ensino médio (em 1995), senti falta de um material adequado para este nível de ensino. Na minha opinião, os livros de filosofia disponíveis, utilizados pelos professores, vão atrás de autores e teorias complicadas, de nível avançado, e história da filosofia. Acabam tornando o tema difícil para os alunos digerirem”. 

O livro busca ajudar pedagogos a lecionarem. “Percebo muita dificuldade dos professores que trabalham não só a filosofia, mas temas afins, chamados transversais, na área de sociologia e ética, por exemplo. Eles não sabem exatamente o que fazer com os alunos”. Porém, Santos deixa claro que a obra também foi feita para o público em geral. “Embora, tenha sido pensado para ser útil no ensino formal, é um livro que não é exclusivo para fins didáticos. Ele é útil para qualquer leitor interessado em vários assuntos. Os temas são variados, não é necessário ler em ordem, não há uma sequência”.

A vida acadêmica de José Francisco dos Santos
Santos graduou-se em Filosofia na Unifebe, em 1990. Concluiu o mestrado na área, na PUC de São Paulo, em 2001. Cinco anos depois, na mesma instituição, se tornou doutor. Lecionou história, português e religião no ensino fundamental. Entre 1995 e 96 deu aula de filosofia no ensino médio. Desde então, só leciona no ensino superior. É professor de filosofia na faculdade São Luiz e da aula nos cursos de Direito e Pedagogia na Unifebe e no Sinergia, em Navegantes.

Este é o segundo livro publicado por Santos. O primeiro foi sua tese de doutorado: “Realismo e Falibilismo: um contraponto entre Peirce e Popper”. Além disso, participou de outras duas publicações. Escreveu um capítulo sobre filosofia política no livro “Reflexões filosóficas”. Ainda publicou um capítulo de sua tese de doutorado no livro “Ensaio sobre o pensamento de Karl Popper”.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio