Lojistas estão otimistas com as vendas da Black Friday em Brusque

Expectativa do comércio é de que as vendas do ano passado sejam superadas

Lojistas estão otimistas com as vendas da Black Friday em Brusque

Expectativa do comércio é de que as vendas do ano passado sejam superadas

A Black Friday, realizada toda última sexta-feira de novembro, está movimentando o comércio de Brusque. É possível adquirir móveis, eletrodomésticos, roupas, acessórios, entre outros durante a ação, que será realizada no próximo dia 26, em todo o Brasil.

Durante o mês de novembro, as lojas podem realizar os chamados “esquenta Black Friday”, “Black Week” ou até mesmo o “Mês Black”, para realizar promoções que antecedem a data oficial e podem durar vários dias.

O presidente do Sindilojas Brusque e vice-presidente da Fecomércio para o Vale do Itajaí, Marcelo Gevaerd informou que campanhas foram realizadas nas redes sociais para os lojistas participarem, mas destaca que o empresário precisa saber que as promoções devem ser verdadeiras.

“Nós temos ciência da importância da Black Friday. São oportunidades, o que seria somente na sexta-feira, algumas empresas trazem promoções em um mês, ou alguns dias”, comenta.

Para Marcelo, a expectativa é grande, pois a data já está consolidada. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-SC, o comércio de rua (41,11%) continua como principal destino das compras, mas a internet (38,96%) desponta logo na sequência.

A maior parte dos consumidores catarinenses procura por móveis e eletrodomésticos (22,6%), seguido por roupas (21,9%) e eletrônicos (17,1%).

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Fabrício Zen, comenta que de modo geral, fica otimista com o comércio quando se fala em datas comemorativas.

“A Black Friday se popularizou como um esquenta para o Natal e, apesar de ser muito forte no comércio eletrônico, notamos ano após ano que essa movimentação também tem contagiado as lojas físicas do nosso comércio local”, ressalta.

Ele ainda comenta sobre as vitrines das lojas, que estão fazendo decorações diferenciadas e criando promoções para atrair os clientes.

“Após um ano atípico como 2020, estamos muito otimistas com boas expectativas para as vendas. Pouco a pouco vamos voltando à normalidade, e isso reflete no comércio”, finaliza Fabrício.

Novas promoções no comércio

Para a proprietária da Ortobom Colchões, Gisele Dario, a expectativa é boa. Ela explica que como a loja é franqueada, faz os descontos determinados pela fábrica. Com isso, já foi realizada uma pré Black Friday no início do mês.

“Já temos todos os produtos com desconto, que variam de 20% a 50%. Alguns são fixos até o final de novembro, e outros variam de semana a semana, conforme o modelo. Toda segunda-feira recebemos uma tabela nova “, explica.

Segundo Gisele, o período está sendo positivo desde o último dia 12, e comparado com o mesmo período em 2020 e 2019, já é possível registrar aumento nas vendas.

A diretora comercial da empresa de pijamas Mensageiro dos Sonhos, Patrícia Conti, conta que neste ano, as vendas nas lojas foram alinhadas com as da loja on-line.

“Começamos o projeto da Black Friday em agosto como indústria, para fornecer aos lojistas pijamas mais baratos e atender a demanda. Paralelo a isso, as nove lojas começaram a anunciar a promoção no início de novembro. Um calendário que ia baixando os valores até o fim de semana da Black Friday”, detalha.

Para Patrícia, a data era considerada mais tímida na área têxtil, pois costumava ser mais voltada para eletrodomésticos e eletrônicos. “Porém o setor está ganhando notoriedade pois as pessoas estão circulando mais entre as promoções do período”, comemora.

Ela ressalta que as vendas serão maiores em comparação com os anos anteriores, e percebeu que também há uma mudança no comportamento do consumidor.

“Há clientes que vão na loja física ver o produto e depois realizam a compra na loja on-line. Temos que atender a demanda e estarmos preparados”, comenta.

Atração de novos clientes

A proprietária da loja Xica Bibila, Gabriela Krieger Fernandes, comenta que o período, além de realizar promoções, é importante para atrair novos clientes e fidelizá-los.

“Trabalhamos com a margem de lucro baixa, mas com o retorno desses clientes, que terão um bom atendimento. Além disso, vão adquirir produtos com qualidade”, objetiva a dona da loja, que vende grande variedade de maquiagens, perfumes importados, bijouterias e eletrônicos.

A loja, localizada no bairro Jardim Maluche, está se preparando desde outubro para a data, e realiza promoções durante o mês todo. Segundo Gabriela, ano passado o retorno foi ótimo, e em 2021 ela considera que será mais positivo ainda.

“A loja toda está com descontos até 50%, podendo parcelar em 12 vezes sem juros. No dia da Black Friday, nas compras a partir de R$ 200, o produto de menor valor o cliente não paga, exceto na área da perfumaria”, informa.

Além disso, no domingo, 28, a loja abrirá das 10h às 18h em horário diferenciado. Nesta data, toda a loja irá ficar com 50% de desconto.

A Havan está realizando promoções durante todo o mês de novembro, nas lojas físicas, site, aplicativo e WhatsApp.

As promoções contemplam todos os setores e para atender o maior número de consumidores. Os descontos são os mesmos nas lojas físicas e nos canais digitais.

Já no dia 26, as lojas físicas da Havan irão funcionar em horário especial, das 7h até a meia-noite.

O dono da Havan, Luciano Hang, frisa que durante a Black Friday, os clientes terão inúmeras possibilidades de comprar com descontos especiais e inclusive, adiantar as compras de Natal. “Acreditamos num desempenho bem positivo para a data e estamos preparados para atender o cliente Havan da melhor maneira”, afirma.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo