Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Luciano Hang apresentará planos para imóveis da fábrica Renaux

  • Por Página 3
  • 6:07
  • Atualizado às 1:06
Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Luciano Hang apresentará planos para imóveis da fábrica Renaux

  • Por Página 3
  • 6:07
  • Atualizado às 1:06
  • +A-A

Homenagem na Câmara
Na semana passada, o presidente da Câmara de Brusque, vereador Jean Pirola (PP), e o secretário municipal de Educação, José Zancanaro, estiveram no Centro de Educação Infantil (CEI) Pequenos Pensadores, no Guarani, para entregar à merendeira Valmira Gripa uma homenagem congratulatória do Legislativo pelo desempenho que a servidora pública obteve no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério da Educação. Valmira se inscreveu na competição com a sua Torta Integral Arco-Íris, que prepara frequentemente para as crianças da creche.


Veto parcial
O prefeito Jonas Paegle encaminhou à Câmara os motivos que o levaram a vetar parcialmente o projeto de lei aprovado no Legislativo, de autoria de Ivan Martins (PSD), o qual trata da obrigação de uso de adesivos de identificação nos veículos que prestam serviço à prefeitura, mesmo os de empresas privadas. Os parlamentares agora têm 30 dias para decidir se mantêm ou se derrubam o veto do prefeito. A tendência é manter.

Justificativa
Isso porque as justificativas do prefeito para vetar o artigo que determina o tamanho dos adesivos é coerente. Pela lei, todos teriam de ter 30cm x 30cm. O governo argumenta, entretanto, que isso é impossível de ser feito, tendo em vista as peculiaridades e os tamanhos de cada veículo, devendo esses pormenores serem definidos pela prefeitura, em posterior decreto de regulamentação.


Informações ao MP
O Ministério Público encaminhou ofício à Câmara de Brusque, no qual solicita que seja encaminhado o relatório feito pela comissão especial de saúde, sobre a situação do atendimento e da infraestrutura das unidades de saúde e demais estabelecimentos da área, em Brusque. O MP quer ver a documentação porque está em trâmite um inquérito civil no qual se avalia as condições de acessibilidade das unidades de saúde do município.


Obras da Casan
Requerimento dos vereadores guabirubenses Haliton Kormann e Jaime Nuss, ambos do PMDB, solicita que a presidência da Câmara envie ofício ao responsável pela Casan, com a finalidade de solicitar esclarecimentos sobre a paralisação das obras da rede de distribuição de água na rua Francisco Debatin, no Centro. Cabe ressaltar que, recentemente, o prefeito Matias Kohler anunciou que não irá renovar o contrato de concessão, cansado que o município está das promessas nunca cumpridas da Casan.


Aumento do gás
A Petrobrás anunciou novo reajuste no preço do gás para uso residencial, vendido em botijões de até 13 quilos, conhecido como gás de cozinha. O aumento será, em média, de 12,9% e começa a vigorar nesta quarta-feira, 11. A Petrobras informou que o aumento, calculado de acordo com a política de preços divulgada em junho deste ano, reflete “principalmente, a variação das cotações do produto no mercado internacional”. A companhia acrescentou que, como a legislação brasileira “garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor”. O impacto no consumo dependerá de repasses por distribuidoras e revendedores.


Planos para Renaux
Na segunda-feira, 16, Luciano Hang, diretor-presidente da Havan, apresentará à imprensa o projeto de revitalização da fábrica Renaux. Ele arrematou os bens da centenária fábrica brusquense por R$ 37 milhões, após uma disputa com o empresário Newton Patrício Crespi, o Cisso, da FIP. No início do ano, Hang comprou parte dos bens da Companhia Industrial Schlösser, para transformá-lo em um grande complexo empresarial e cultural. O local, inclusive, já está em ritmo acelerado de obras.


Governador em Brusque
A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque (ADR) anunciou ontem a vinda do governador Raimundo Colombo ao município na segunda-feira, 16. Na ocasião, Colombo fará uma palestra no auditório do Sintrafite, sobre os investimentos do governo do estado na região de 2011 a 2017. O evento está marcado para iniciar às 19h. No mês passado, o governador já havia anunciado sua vinda a Brusque, porém, dias depois, adiou, devido a compromissos fora do estado.


Trecho interditado
A partir de segunda-feira, 16, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade interditará parte da rua São Leopoldo. A interrupção no fluxo de veículos é necessária para que a prefeitura execute a implantação de 71 metros de galerias de 3×2 metros, nas proximidades da empresa Florisa. De acordo com a Setram, os serviços devem se estender pelos próximos 40 dias. Durante as ações, os motoristas precisarão utilizar as ruas São Pedro e Medeiros como rotas alternativas de desvio.


Implantação de creche
O vereador Paulo Sestrem (PRP) apresentou requerimento na sessão de ontem solicitando à Prefeitura de Brusque a implantação de uma creche e um espaço de lazer na área verde do Loteamento Santa Mônica, no bairro Limoeiro. Ele justifica o pedido à crescente expansão populacional do bairro e ao fato de que a creche da localidade, denominada Marli Terezinha Benvenutti Buss, funciona em uma residência alugada, gerando um custo mensal de R$ 5 mil.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio