Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Luciano Hang critica sindicalista que impediu abertura de loja em Rondônia

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Luciano Hang critica sindicalista que impediu abertura de loja em Rondônia

Página 3

Críticas a sindicalista
O empresário Luciano Hang, dono da Havan, postou vídeo na página da empresa no qual critica o sindicalista Francisco de Assis Lima, de Cacoal (RO), o qual impediu, por via judicial, a abertura da loja na cidade, no feriado de 7 de setembro. “Quero pedir desculpas pelo fechamento da Havan, causado pelo presidente do sindicato, que é intransigente e não escutou os colaboradores que querem trabalhar e têm o direito de trabalhar, que adoram trabalhar na empresa. O seu Francisco está atrasado e não quer dialogar. Quem perde é a cidade, são os clientes”, afirmou. Esta foi a única das 100 lojas da Havan a não abrir no feriado.


Incentivos fiscais
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Brusque está realizando um levantamento de documentos relacionados às 18 empresas que atualmente ocupam a Zona Industrial do bairro Limeira, as quais receberam doações de terrenos e incentivos fiscais para implantação e ampliação de atividades. O objetivo é apurar a regularidade das concessões e o cumprimento dos encargos pelas empresas beneficiadas. Se houver irregularidades, os incentivos serão revistos e cobrados judicialmente.


Esclarecimento
A direção do Foro da comarca de Brusque esclarece, em relação à informação veiculada na neste espaço na edição de sexta-feira, 8, que a suspensão dos prazos processuais foi determinada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em razão da indisponibilidade do Sistema de Autuação do Judiciário (SAJ), que, por sua vez, é decorrente da necessidade de manutenção, visando à ampliação da capacidade dos bancos de dados. Segundo a juíza Iolanda Volkmann, “a medida não tem nenhuma relação com a intenção de extensão do feriado do dia 7 de setembro, tanto que é o expediente foi mantido”. Fato este que, inclusive, mereceu elogios.


Parecer favorável
A relatora na Comissão de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), vereadora Ana Helena Boos (PP), deu parecer favorável à aprovação de projeto de lei de autoria de Ivan Martins, o qual estabelece a proibição de inauguração e entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não atendam as necessidades de população. Estivesse em vigor, o primeiro infrator da legislação teria sido o prefeito Jonas Paegle, que semanas atrás descerrou a fita para liberar meia pista da ponte do terminal.


Requisição de funcionários
Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possível burla nos processos seletivos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) solicitaram ao presidente da Câmara de Brusque, Jean Pirola (PP), funcionários do setor jurídico e administrativo para auxiliar nos trabalhos. Na comissão, foram eleitos Marcos Deichmann (PEN) presidente, Paulo Sestrem (PRP) vice-presidente, e Ana Helena Boos (PP) relatora. Em breve as reuniões devem ser iniciadas.

Primeira CPI
Essa se trata da primeira CPI da atual legislatura, e traz algumas semelhanças e diferenças em relação às da legislatura passada. A primeira discrepância é a data de criação, já nos primeiros meses de mandato, assim como o fato de ter maioria oposicionista em sua composição. Cabe ressaltar, ainda, que esta só é a primeira CPI porque o parlamentares rejeitaram, anteriormente, requerimento apresentado por Claudemir Duarte, o Tuta (PP), para investigar a relação da prefeitura com o Instituto Aquila, empresa de consultoria e gestão, caso que inclusive foi objeto de análise do Ministério Público, que arquivou o inquérito civil.


Um acerto
Acerta em um ponto crucial o vereador Ivan Martins (PSD), autor de projeto de lei que proíbe o uso de água encanada para lavação de calçadas. No texto, não determinou a fiscalização ao Executivo, que tem ao mesmo tempo muitos funcionários e falta de pessoal, e quase nada fiscaliza. Em seu artigo 4ª, a lei estipula que o controle social da aplicação da lei poderá ser feito individualmente, pelos cidadãos, por meio de denúncia à ouvidoria municipal, a qual ficará encarregada de dar conhecimento ao órgão competente, para que faça as autuações e notificação ao infrator.


Uniformes escolares
O secretário municipal de Educação, José Zancanaro, respondeu a sugestão do vereador Ivan Martins (PSD), o qual apresentou indicação sugerindo que os alunos da rede pública utilizassem uniformes nos quais o nome da escola constasse. Zancanaro informou que, na sua avaliação, a inserção do nome seria benéfica, mas é inviável financeiramente, além de trazer outros transtornos. “Inviabilizaria a distribuição e as trocas entre as unidades, quando da necessidade”, justificou.


Nem sim nem não
A Caixa Econômica Federal (CEF) não respondeu nem que sim nem que não ao vereador Valdir Hinselmann (PRP), o qual questionou a instituição financeira sobre a viabilidade de instalação de uma nova agência no bairro Dom Joaquim. O requerimento do então vereador, que no mês passado substituiu o titular da cadeira, Cleiton Bittelbrunn (PRP), leva em conta o grande número de empresas na região, que precisam mandar emissários ao centro para serviços bancários. A resposta da CEF é que é a matriz em Brasília que decide sobre novas agências, e que o requerimento do vereador será para lá enviado.


Conferência na capital
O escritor brusquense Aloisius Lauth palestrará na conferência “Migração anglo-americana para Brusque – Colônia Príncipe D. Pedro”. O evento será realizada durante sessão especial de lançamento das atividades comemorativas aos 200 anos da Independência do Brasil, realizadas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. A conferência está marcada para as 17h de quarta-feira, 13, no auditório da Casa José Boiteux, em Florianópolis.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio