Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Lucianos Huck e Hang, empresários bem-sucedidos, recusam candidaturas

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Lucianos Huck e Hang, empresários bem-sucedidos, recusam candidaturas

Se...

Raul Sartori

Lucianos
Luciano Huck queria e desistiu de ser candidato à presidente da República. Outro Luciano, o Hang, da Havan, era uma espécie de clone do apresentador em SC, para o governo do estado ou Senado. Sonhos desfeitos, para ambos. Concluíram, rapidinho, que política não é para pessoas como eles.

Se…
Se mesmo com a calamitosa gestão da então reitora Rosangela Neckel a UFSC conseguiu ficar em sexto lugar no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2016, entre as instituições federais superiores de ensino, divulgado pelo MEC anteontem, dá para imaginar o que seria sem ela e sua trupe.

Representatividade
Com 38 delegados na convenção nacional (o terceiro maior colégio de convencionais), o PSDB de SC conta emplacar 15 membros do Estado no Diretório Nacional que será formado dia 9, em Brasília. Dentre eles, os senadores Dalirio Beber e Paulo Bauer e os deputados Marco Tebaldi e Geovania de Sá, o prefeito da maior cidade administrada pelo PSDB no Estado (Napoleão Bernardes, de Blumenau), e o deputado estadual Leonel Pavan, como representante da bancada estadual.

A causa
Entre 1º de janeiro e 27 de novembro deste ano, houve um aumento de 6,2% no número de mortes (homicídios) por cada grupo de 100 mil habitantes em SC comparativamente ao mesmo período de 2016. Foram 11,8 mortos em 2016 contra 12,5 em 2017. O governador Raimundo Colombo atribui ao consumo de entorpecentes uma relação direta com o aumento no índice de violência. Reclama que a sociedade não colabora como efetivamente deveria. Tem toda razão.

“Ilegítimo”
Na lançamento, na Assembleia Legislativa, anteontem, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional e de um ato político suprapartidário “contra o desmonte do Estado brasileiro e a venda das empresas públicas, como a Petrobrás”, o presidente do movimento, senador Roberto Requião (PMDB-PR) e o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), idealizador do evento em Florianópolis, fizeram questão de enfatizar, em diferentes momentos, a presença incômoda, atrás de tudo, “do governo ilegítimo de Michel Temer”. Como político tem memória curta! Até há pouco tempo Temer era vice de Dilma Rousseff, com apoio do PT e PMDB. Quem mudou?

Malandragem
O vereador Bruno Souza apresentou na Câmara de Florianópolis projeto que propunha acabar com o ponto facultativo em dias úteis que antecedem ou sucedem feriados entre terça e quinta-feira. Foram 15 votos a favor. Faltou um para a aprovação. Os vereadores Afranio Boppré, Dalmo Menezes, Erádio Gonçalves, Marquito, Lino Peres, e Vanderlei Farias se abstiveram, ou seja, garantiram a continuidade da vadiagem do serviço público, posição raivosamente apoiada pelas lideranças sindicais do município.

Efeito negativo
Extensa reportagem na Folha de S. Paulo de ontem é mais uma ducha fria para o turismo na Ilha de SC. O foco foram os efeitos da ressaca do mar, que perdura desde maio e que quase fez sumir a faixa de areia de balneários ícones dos visitantes, como Brava, Ingleses, Canasvieiras, Jurerê, Mole, Joaquina, Armação e Caldeirão.

Agressão
As agressões sofridas pela indígena Ivete de Souza, de 59 anos, foram denunciadas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), ontem, no Congresso Nacional. Ivete é da etnia Mbya Guarani, da comunidade Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça. No início de novembro, foi agredida com golpes de facão em sua própria casa e teve a mão esquerda decepada no ataque.

Oficina
Correção: a coluna confundiu a geografia do futebol. O Avaí encerra sua participação no Brasileiro da Série A deste ano no próximo domingo contra o Santos, em Santos, e não contra a Chapecoense que, sim, ofendida pelo craque avaiano Marquinhos, vai fazer de tudo para vencer seu jogo contra o Coritiba. Se conseguir, despachará a equipe da Capital para a Série B.

Equiparação
Representantes de centrais sindicais e federações de trabalhadores de SC realizaram anteontem a primeira rodada de negociação com a federação patronal, a Fiesc, visando a renovação do acordo pelo reajuste do piso salarial estadual. Não houve consenso. Os trabalhadores querem que os valores das quatro faixas salariais sejam os mesmos praticados no Paraná. Os patrões, surpresos com a novidade, sequer fizeram contraproposta. Nova rodada acontece dia 19 de dezembro.

DETALHES
Foi encerrada sexta-feira a campanha “Vamosajudarcepon!” no qual 212 pessoas ou instituições arrecadaram R$ 32.557 para compra de 18 poltronas destinadas aos acompanhantes de pacientes em tratamento no Centro de Pesquisas Oncológicas, em Florianópolis. O valor excedente será usado para pagamento das taxas bancárias vinculadas à captação.

A UFSC definiu o calendário de consulta à comunidade universitária para escolha de candidato a reitor. As inscrições de candidaturas serão de 19 a 22 de fevereiro, com primeiro turno dia 28 de março e segundo, se necessário, dia 11 de abril.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio