Com certeza viajar de carro proporciona muito mais autonomia, porém existem algumas pegadinhas que se você não pensar antes de alugar um carro pode acabar se tornando roubada. Vou te contar aqui as 5 maiores pegadinhas e o porquê de não alugar um carro por esse motivo!

 

Não dirija em cidade grande. Com raríssimas exceções, dirigir em cidade grande é sempre uma roubada. Se você mora em cidade grande e dirige, ok, mas lembre-se de que você conhece sua cidade. Além do trânsito a maioria das cidades grandes tem restrições a circulação e pouquíssimas vagas para estacionar, e quando tem vaga são caríssimas, isso acontece muito na Europa.

Em muitas cidades da Europa o centro histórico é proibido a veículos não-autorizados, geralmente somente para moradores. Eu já ganhei multa estacionando num local onde o flanelinha disse que podia. Veio pelo correio, 80 euros, legal né?! Em cidades grandes eu prefiro andar de metrô, muito mais rápidos, ou ainda chamar táxi ou uber, que muitas vezes saem o preço do estacionamento, e você não precisa se preocupar.

Geralmente no Estados Unidos há mais estrutura que na Europa, cidades como Orlando e Los Angeles por exemplo, são boas para dirigir; Miami pode ser também, porém em Miami Beach para estacionar muitas vezes é ruim, a noite com certeza vale sair de uber e deixar o carro no estacionamento do hotel.

Viagens de carro devem ser relaxantes, devem poder sair do roteiro, esticar um pouco mais em um lugar. Pouco tempo é o oposto das boas viagens de carro. A tendência de quem planeja seus próprios roteiros – e eu sou dessas – é de colocar mais coisas do que pode ser visto em um dia. Assim você acaba não vendo tudo o que quis, ou sai correndo de carro para dar um jeito. Então a dica é, faça um roteiro mais leve, e relaxe ao som que você pode escolher tocando no rádio do carro.

Calculando tempo de trajeto, pegadinha que não contamos!

Lembre-se de contar o tempo que você vai sair da cidade, e principalmente leve em conta o horário de saída e aproximadamente de chegada. No google maps é tudo lindo, vida real acontece muitos perrengues. Dependendo do percurso pense no tempo de paradas nas atrações. Muitas vezes não contabilizamos o tempo perdido no posto de gasolina, paradas para banheiro. Acrescente uns 30% a mais de tempo do previsto no aplicativo ou gps.

É muito melhor ter uma base do que acordar em uma cidade e dormir em outra e continuar assim. Confesso que muitas das minhas viagens já foram assim. Tento evitar ao máximo, mas ás vezes ainda acontece. Nessas horas você tem que ser o mais prático possível, digo com a mala, porque todo dia é um leva e traz, arrumar desarruma, colocar no carro tirar do carro.

A ideia é, escolher uma cidade base, de 100 a 150km de distância das demais que você quer conhecer. Assim todo esse estresse com malas, check in e check out dos hotéis, serão menores.

Na maioria das vezes é ilusão, pois pegamos o preço do aluguel do carro e dividimos pelo número de passageiros. Lembre-se que tem que colocar gasolina, pagar pedágios, estacionamento, seguro, ás vezes vem uma multa de presente. Se você não é uma pessoa que gosta de dirigir, não vai ser legal dirigir por horas nas suas férias.

Agora se você acha superbacana alugar um carro conversível e deixar os cabelos ao vento nas praias da Califórnia, ou acelerar na autobahn na Alemanha, tudo bem, você pode alugar o carro quem sabe por um dia, e viver essa experiência.

Você precisa tanto assim levar muita mala para precisar alugar um carro? Você pode chamar um serviço de leva e traz para o aeroporto, ou pedir para um hotel chamar um táxi que tenha uma porta-malas maior, o serviço de uber em alguns países tem esse filtro também.

Além disso, é muito importante que você não deixe nada exposto nos bancos do carro, como malas, computadores, bolsas de lojas e qualquer outra coisa que chame atenção. Existem quadrilhas especializadas em roubar carros de turistas. Então se você está viajando com muita bagagem, escolha um carro que tenha um grande porta malas para deixar tudo ali.  Acho que é mais fácil optar por viagem mais leve né?

Então, qual o motivo principal da escolha de alugar um carro?

O único motivo que realmente determina a escolha do carro é o percurso, o tipo de itinerário. O tipo de viagem que você quer fazer. E ligando com as 5 dicas que acabei de falar.

Eu já viajei de carro, de trem, de excursão, pacotes com transfers, metro, táxi .. todas são excelentes, dependendo mais uma vez, do tipo da sua viajem, e do local que você está visitando.