Daqui quatro meses teremos um novo ano, e este vem prometendo ser um ano onde será possível retomar com cautela ao “novo normal” (com testes, distanciamento, monitoramento de quantidade de pessoas nos locais fechados, máscara e tudo mais que englobam os protocolos de saúde) no mundo das viagens. Pode parecer cedo começar a pensar nisso, pois nem toda a população está vacinada, se fala ainda em nova onda, nova variante e muitas outras notícias sobre a pandemia todos os dias. Aos poucos, o mundo parece estar ao alcance novamente, mesmo que as restrições ainda não tenham sido totalmente suspensas.

Leia também:

– Confia o passo a passo de como organizar sua viagem.

Pesquisa SEBRAE

De acordo com o relatório do Sebrae, mesmo que 100% da população já tenha sido vacinada até dezembro desse ano, as empresas do segmento de viagens só devem ter rendimentos comparáveis aos de 2019 a partir do início do ano que vem.

Pesquisa Sebrae

“O brasileiro está cansado de ficar em casa. O turismo em si sempre ocupou espaço de destaque entre os principais objetivos da lista de desejos, mais forte que comprar um carro ou uma casa, por exemplo… Então, teremos um “boom” no turismo, que é a principal válvula de escape da população” afirma Ligia Mello, sócia da Hibou empresa de monitoramento de mercado e consumo. Uma pesquisa feita pela empresa aponta a tendência de viagens dos brasileiros de quase metade deles, 47%, pretende viajar nos próximos 12 meses. Desses brasileiros 78,65% têm a intenção de viagens dentro do país.

Já para viagens ao exterior o presidente da CVC diz que a expectativa é que a busca por viagens internacionais volte a crescer a partir de maio e junho, com a proximidade do verão no Hemisfério Norte. Ainda destaca que os destinos vêm sendo impactados pelo câmbio. “O dólar pode ajudar ou atrapalhar. Mas temos uma massa de turistas ‘classe A’ que vão para o exterior de qualquer jeito, já que a situação global da pandemia será muito diferente do que é hoje. O cenário será muito mais tranquilo”, diz Leonel Andrade, presidente da CVC.

Espera-se que no segundo semestre de 2022 a retomada no turismo corporativo volte aos poucos, com convenções, feiras e exposições. Leonel ainda diz que “em 2023 teremos um ano normal. Para o setor de turismo será possível comparar com o ano de 2019 (pré-pandemia). O turismo seguirá muito forte. As pessoas buscam e querem novas experiências”.

Os 12 destinos que apontam como tendência para viajar em 2022

Alagoas:  é um dos destinos mais procurados para viajar em 2021 e claro também em 2022. Eu fui em setembro do ano passado, e maio desse ano, e a matéria está no blog para quem quiser conferir. Clique aqui

Maragogi 2020

Fernando de Noronha: sempre teve um lugar de destaque na lista de muitas pessoas, mais do que nunca, está sendo disputadíssimo nos últimos meses. Para entrar na ilha é obrigatório apresentar o teste de PCR negativo.

Paris sempre Paris: esse destino não sai da minha lista nunca, e minha passagem está em stand by desde o ano passado. Estou no aguardo da minha segunda dose da vacina para ver se consigo ir ainda esse ano.

Paris 2017

México: é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros por receber os turistas o ano todo, além de Cancun esse ano o destino vizinho que é muito procurado é Tulum, com uma pegada mais roots. Além de passar férias, algumas pessoas juntaram o útil ao agradável e fizeram a sua quarenta no país para depois seguir rumo aos Estados Unidos. Clique Aqui

Cancun 2012

Orlando: é um lugar que não poderia ficar de fora, afinal a terra encantada do Mickey atrai todos os tipos de turistas e de todas as idades. Mesmo com a alta do dólar, o destino com certeza continuará a ser muito procurado.

Disney 2010

Gramado: a cada dia vem surpreendendo mais com muitas novidades em atrações, hotéis, restaurantes. A cidade não para nunca de mais surpreender os turistas, onde até nevou na semana passada!

Gramado 2018

Maldivas: sendo um dos poucos destinos que permaneceu aberto aos brasileiros muitos aproveitaram para ir conhecer e realizar um sonho. Muitos hotéis e agências de viagens aproveitaram para oferecer descontos, pagamentos facilitados e assim continuar com o turismo no país.

Egito: esse já está na minha lista faz tempo, quero ir com bastante tempo e um superguia para saber sobre cada desenho e lenda deste local que deve ser mais do que incrível. Mais uma vez, por ter sido um dos países aberto aos brasileiros ele acabou sendo, e ainda é, muito procurado.

Nova York: nunca pode ficar de fora da lista certo e dispensa apresentações. Clique aqui

Nova York 2019

Croácia: desde as filmagens de Games Of Thrones, na cidade de Dubrovnik, o local é muito procurado por seus fãs. Eu havia comprado passagens para passar meu aniversário ano passado, porém desisti e acabei cancelando a viagem.

Japão: tem grandes chances de ser bastante procurado pelas Olimpíadas que estão acontecendo por lá. Os países que recebem esses grandes eventos sempre entram em destaque.

Qatar: também estará em evidência, pois sediará a Copa do Mundo no ano que vem.