E vamos explorar mais um cantinho do Quintal de Casa, dessa vez a cidade escolhida foi Urussanga. Cidade pequena, 20 mil habitantes, que ainda conserva com muito orgulho os costumes de seus antepassados, esses vindos da Itália, das regiões de Vêneto, Lombardia, Friuli e Trentino, no ano de 1878, constituindo-se como o maior centro de imigrantes do sul do Estado. O município ainda preserva belas paisagens rurais com edificações e processos produtivos daquela época. Atualmente a economia de Urussanga é diversificada, destacando-se a indústria moveleira, derivados de plásticos, cerâmica, vitivinicultura, fruticultura entre outros.

A Uva Goethe apesar do nome alemão se destaca por ser considerada de forte identidade brasileira. Com a uva é elaborado um vinho branco típico, único e raro no mundo, somente produzido em larga escala nessa região de Santa Catarina.

Foi no fim do século XIX que as primeiras parreiras surgiram.  O vinho acabou sendo muito valorizado e consumido na década de 40 e 60 e não só na região e, também no Copacabana Palace e Palácio do Catete no Rio de Janeiro. Desde 2013, recebem o Selo da indicação de procedência Vales da Uva Goethe.

O que fazer:

– Casa Del Nono, Tour + degustação

Casa Del Nono

Pioneiros da produção de vinhos na região, as famílias Damian e Mariot, hoje no comando a 3ª geração. A vinícola fica bem próxima ao centro da cidade, porém seus vinhedos principais ficam a 8km da sede, em Rio Salto e em 2003 firmou parceria com os produtores de São Joaquim-SC.

Fizemos o tour pela fábrica, onde nos foi explicado todo o cuidado e processo de feitio do vinho e espumantes e, ao final a parte sempre mais aguardada, a degustação.

Tour na produção dos vinhos

Quem nos recepcionou e contou várias histórias sobre a família e os vinhos foi o Matheus, que é neto do fundador e hoje junto ao seu pai continua o trabalho de seu avô.

Sala de Degustação, detalhe do quadro do fundador da empresa.

http://www.casadelnonno.com.br/

– Vigna Mazon, Tour + degustação

Patricia, filha do fundador que nos recebeu para contar a história da vinícola e fazer o tour. Passeando pelas parreiras mostrando cada tipo de uva até chegarmos a sede da fábrica.

Patricia na frente das parreiras de Goethe explicando sobre as uvas
Sede da Vinícola Mazon – A cachorrinha Pinot recebe os visitantes.

Por ali mais histórias e explicação do processo de seus vinhos. A produção é pequena e, a metade de seus vinhos é produzida com a uva local, goethe. Ao final degustação de 5 rótulos em um ambiente repleto de objetos antigos e fotos antigas da família.

http://www.mazon.com.br/

– Passear no centro: Para conhecer um pouco mais da cidade, um rápido passeio pelo centro, dica de locais a visitar: Praça Garibaldi; Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, aqui tem uma réplica da Pietá, escultura maravilhosa e super famosa feito por Michelangelo, a original está na Basilica de São Pedro no Vaticano; Engenho Tafona do Derdi; Loja Recheios e Recreio; Roma Gelato & Café.

Onde ficar:

Nos hospedamos na rústica e aconchegante Pousada dentro da Vigna Mazon. Fomos muito bem atendidos, as Patricias (sim eram 2 Patricia) nos fizeram sentir em casa.

O lugar é encantador, pelo salão principal muitas histórias e objetos como quadros, xícaras, livros, santos e outros. São quatro quartos, e todos com nomes de uvas, ficamos na Merlot.

Nosso quarto, Merlot

O café da manhã com produtos fresquinhos estava delicioso e incluso. Ah, e o lugar é petfriendly, ou seja, claro que a Bella veio junto e fez amizades com a Pinot (nome da cachorrinha da vinícola, Pinot Noir é um tipo de uva).

O que comer:

A pousada está incluso somente café da manhã, dependendo da época do ano há festividades e então servem almoços e jantares.

– Bahlella’s: Fizemos o pedido via whatsapp. Pedimos X-frango e estava delicioso, a entrega foi super rápida. @bahlellasurussanga (48) 99805-0060

– Piato D’oro: Buffet comida caseira que fomos almoçar, bem no centro da cidade. Também tem a opção de entrega a noite de pizzas. (48) 3465-1703

– Cappo Del Mundo: Jantar de sábado a noite, anota essa dica! Um lugar muito aconchegante e bem decorado, a maioria das mesas fica em uma parte ao ar livre, o atendimento e a pizza maravilhosos. Pedimos o sabor de Bufalina e Zucchini com gorgonzola. Tem que fazer reserva. @cappodelmondo (48) 99687-0970

Cappo Del Mondo

– Vigna Mazon, almoço aos domingos: Serve parrilha junto ao buffet, com várias opções da culinária tradicional catarinense, além de saladas e diversos acompanhamentos, e claro que para acompanhar os vinhos da casa.