Em meio ao caos ocasionado pelo Coronavírus, o Ministério do Turismo publicou um Manual com informações e orientações visando esclarecer dúvidas dos segmentos turísticos e dos viajantes sobre as medidas que vêm sendo adotadas para conter a pandemia e recomendações de prevenção. Compartilho aqui algumas dicas importantes:

Antes mesmo de aterrissar, é importante avisar a tripulação se você passou mal durante ou antes do voo e informar o histórico de viagem após o desembarque. A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas permaneçam em isolamento domiciliar por um período mínimo de sete dias, mesmo que não tenham apresentado sintomas. Reforcem os hábitos de higiene e caso apresentem sintomas como febre e tosse, sigam as recomendações para isolamento. Em caso de agravamento, como dificuldade respiratória, devem procurar um hospital ou centro de triagem na sua cidade.

Manual Sobre Coronavírus – Ministério do Turismo Brasil

O Ministério do Turismo está coordenando junto ao Ministério das Relações Exteriores, a Agência Nacional de Aviação Civil, Embratur e empresas aéreas, a repatriação de turistas brasileiros que estão retidos em outros países. A ideia é auxiliar os milhares de brasileiros que estão fora do Brasil e precisam retornar ao país. Esse procedimento de resgate está em andamento e depende de adaptações legais, acordos com governos de outros países, contato com companhias aéreas e embaixadas.

Manual Sobre Coronavírus – Ministério do Turismo Brasil

– Conforme Portaria nº 133 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a entrada de estrangeiros no país, através de voos internacionais, está restrita de forma excepcional e temporária por 30 dias, desde 23 de março. A medida vale para estrangeiros provenientes da China, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Austrália, Irã, Japão, Malásia, Coréia e países integrantes da União Europeia.

– Já a Portaria nº 125 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, prevê restrição, excepcional e temporária da entrada de estrangeiros através das fronteiras terrestres, pelo prazo de 15 dias, desde 19 de março, para cidadãos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A entrada de venezuelanos também está suspensa, conforme Portaria nº 120, e a última fronteira fechada, foi com o Uruguai, pelo período de 30 dias.

Manual Sobre Coronavírus – Ministério do Turismo Brasil