A última capital do Império Romano do Ocidente, assim é conhecida Ravenna: uma cidade com importante legado histórico, e que foi palco para o fim da Idade Antiga e início da Idade Média, no ano 476 d.C. Distante uma hora de trem de Bolonha e duas horas de Veneza e Florença, Ravenna possui oito monumentos tombados pela Unesco, como Patrimônios Mundiais. Passear pelas ruas da cidade, apreciando principalmente, suas belíssimas igrejas e as histórias contadas através do colorido de seus mosaicos, é uma agradável experiência que permite aprender mais sobre história, arte e arquitetura.

Voltando um pouco a história, a chegada dos Bizantinos, nos anos 540, transformou a cidade na sede do Império Bizantino e aos poucos, a arte dos mosaicos foi se espalhando por Ravenna, transformando-a num dos poucos lugares da Europa, com essa herança bizantina. Se você já foi a Veneza deve star se perguntando; Mas lá também tem mosaicos. Sim ela também possui influência Bizantina, mas nada se compara aos ricos detalhes de Ravenna.

Uma das principais expressões da arte bizantina, os mosaicos eram usados no interior das igrejas, para ilustrar passagens bíblicas. Os desenhos nas paredes, teto e chão na sua maioria eram trabalhados sobre um fundo dourado, com iluminação direta, com o objetivo de transmitir a ideia de ‘eternidade’. Numa época em que poucas pessoas eram alfabetizadas, eles também tinham a função de ensinar aos fiéis sobre a vida de Cristo, ajudando a propagar o Cristianismo.

Datado como sendo do século V, é um octógono cheio de mosaicos e ilustrações. O monumento foi construído para dar aos crentes arianos um batistério separado daqueles que seguiam a doutrina ortodoxa. Quando entramos não há nada demais nas paredes, até você olhar para o teto e encontrar uma obra de arte tem mosaico.

Endereço: Piazzetta degli Ariani | Horário: 9h30 às 17h30 – até as 19h entre abril e setembro | Preço: gratuito

Aqui, os mosaicos também são seu grande destaque, mas muitos foram escondidos por ordem do Papa Gregório, que achava que eles distraíam os fiéis na hora das missas. Mesmo assim a parte de cima de suas paredes estão intactas, com os 26 mártires vestidos de túnicas brancas. Atenção também para o teto todo trabalhado que completa a beleza.

Endereço: Via di Roma | Horário: 9h30 às 17h30 – até as 19h entre abril e setembro

Essa tem que estar no seu roteiro, foi a minha favorita, pois os desenhos estão por todos os lados, maravilhosa! Datada do século VI, possui forte influência oriental na sua arquitetura e nos mosaicos, que retratam algumas cenas do Velho Testamento e também do imperador Justiniano e da imperatriz Teodora.

Endereço: Via Fiandrine – entra-se pela via San Vitale | Horário: 9h30 às 17h30 – até as 19h entre abril e setembro

Logo atrás da Basílica de San Vitale está o Mausoléu, é pequeno, por fora você não sabe o que esperar por dentro. O formato e desenhos únicos são um dos destaques artísticos de Ravenna, datados do século V. São os mais antigos de toda a cidade e representam o céu noturno, com um azul escuro e as estrelas douradas, é considerado o mais bonito já representado pela arte antiga.

Endereço: Via Fiandrine  – faz parte da Basílica de San Vitale | Horário: 9h30 às 17h30 – até as 19h entre abril e setembro.

Localizado no antigo mosteiro de San Vitale, reúne importantes coleções, além de monumentos cristãos e bizantinos. Entre algumas raras relíquias romanas de Ravenna, é possível encontrar partes do enorme arco de 40 metros de largura, construído pelo imperador Cláudio.

Endereço: Via San Vitale, 17 | Horário: 8h30 às 19h00 – fechado as segundas-feiras.

É o mais antigo dos batistérios octogonais e estruturas religiosas da cidade. Ele ficava junto a uma igreja que foi destruída. É pequeno, porém seu valor artístico é enorme! Essa passagem bíblica é fácil de acertar, o batizado de Jesus. No centro está a pia batismal, reza a lenda que deixar uma modela lá, dá sorte. E claro, que eu deixei, né.

Endereço: Piazza del Duomo | Horário: 9h30 às 17h30 – até as 19h entre abril e setembro.

Localizada ao lado do Batistério Neoniano, é o principal lugar de culto católico da cidade. Ao entrar na igreja, dá uma sensação de vazio, depois de ver tanta beleza nas demais basílicas, mas não desista dela. Em formato de cruz, possui duas capelas maravilhosas, que vale a pena conhecer. São a Capela do Santíssimo Sacramento e a Capela da Madonna del Sudore. A imagem da Virgem Maria com o menino Jesus nos braços é muito venerada pelos cidadãos de Ravenna.

Endereço: Piazza Duomo, 48121 | Horário: 07:00 às 12:00 e 14:30 às 17:00

Fundado na primeira metade do século XVIII, abriga relíquias do início da Ravenna cristã, incluindo pedaços de mosaicos da primeira igreja da catedral e a capela de Sant’Andrea, datada do reino gótico.

Endereço: Piazza Arcivescovado, 1 | Horário: 10:00 às 16:30

Há um ingresso combo que custa € 9,50 e dá direito a visitar o Batistério Neoniano, a Capela de Santo André, a Basílica de San Vitale, a Basílica de Sant’Apollinare Nuovo e o Mausoléu de Galla Placidia. Você pode comprá-lo em qualquer um desses lugares, com certeza vale a pena.

NH Ravenna, 4 estrelas | Piazza Goffredo Mameli 1, 48100 Ravenna, Itália

Super bem localizado, com estacionamento em frente ao mesmo. Quarto pequeno, porém, há frigobar, cofre e secador de cabelo. Limpo. O café da manhã bem servido, não estava incluso na diária que reservei, assim acabamos tomando café em um outro lugar, para conhecer mais da cidade.

O almoço foi básico, era domingo e já passava das 14:30, assim a maioria dos estabelecimentos estavam fechados.

Achamos um boa pizza e taça de vinho e almoçamos na Cafeteria de Rose

2 fatias de pizza + 2 taças de vinho = 12,00 euros.

Para jantar há diversos restaurantes espalhados pelo centrinho da cidade, escolhemos um na Piazza Einaudi.

Pedimos uma tábua de frios com produtos típicos da região: queijo parmesão, prosciutto di parma, mortadela, piadinha (pão delicioso) e um tipo de creme azedo, estava deliciosa.

Tábua + vinho = 35,00 euros.

Café da manhã, eu sempre tento fazer essa refeição dentro da dieta nos hotéis, mas como o café não estava incluso aproveitei para provar algo diferente e me permitir, viagem pode.

Achamos um lugar muito agradável, pedimos o número 3 (troquei o cheddar por mussarela), estava tudo muito gostoso, repeti a caneca de café por 1,80 euros.

A cidade é pequena, pode ser toda percorrida a pé, mas antes de sair colocando os pontos turísticos no gps e sair andando, verifique os pontos mais perto um do outro, para aproveitar melhor o seu tempo.