Conteúdo exclusivo para assinantes

Mais de 200 pessoas da região participam do 2º Encontro Nacional de Campistas

Fiéis estiveram no evento organizado pela comunidade Canção Nova

Mais de 200 pessoas da região participam do 2º Encontro Nacional de Campistas

Fiéis estiveram no evento organizado pela comunidade Canção Nova

Um grupo de cerca de 220 pessoas de Brusque, Guabiruba e Botuverá, da Associação dos Campistas Santa Terezinha do Menino Jesus, participou do 2º Encontro de Campistas, nos dias 2 e 3. O evento ocorreu junto com o Encontro Gente do Bem, em Cachoeira Paulista (SP), sede da TV Canção Nova.

O encontro de campistas já é tradicional e reúne fiéis de todo do Brasil. A associação brusquense é uma das pioneiras na realização de acampamentos católicos no estado.

Os acampamentos religiosos, onde as pessoas se desconectam do mundo exterior em busca da espiritualidade por meio de Deus, são cada vez mais procurados, afirma Sueli Leoni, uma das organizadoras do grupo.

Ela conta que no passado a associação foi com dois ônibus para o Encontro de Campistas da Canção Nova. “Neste ano, fomos com cinco ônibus”, afirma. Foram mais de 200 católicos.

Sueli chegou, junto com o grupo, nesta segunda-feira, 4, por volta de 6h a Brusque. Apesar de cansada, o entusiasmo era perceptível. “Foi inesquecível, não tenho palavras para descrever, foi maravilhoso”.

Foi o primeiro encontro nacional de campistas para muitos que foram da região de Brusque. Sueli conta que o grupo se divertiu, louvou e todos gostaram de ter ido ao evento.

Lucita Werner Schaadt, uma das organizadoras da Associação Santa Terezinha do Menino Jesus ao lado do marido Valdir Schaadt, voltou renovada do evento. Para ela, é a melhor forma de recarregar as baterias.

“Foi muito bom, vale muito a pena, deixo meu convite”. “Dá um gás para a gente”, completa a fiel, pioneira na realização de acampamentos católicos na região de Brusque.

Durante os dois dias de louvor e orações, os fiéis participaram de dinâmicas, reflexões e conversaram. Lucita conheceu gente do Mato Grosso, de uma paróquia cujo bispo participou de um acampamento da associação de Brusque.

Para Lucita, o contato com os fiéis de diferentes realidade é um dos pontos mais gratificantes de um evento nacional como o que ocorreu em Cachoeira Paulista. Ela conta que pessoas de todos os estados estiveram no Encontro de Campistas.

Tendência
A adesão ao movimento campista tem crescido cada vez mais em Brusque. Lucita conta que conheceu esse movimento quando esteve em Rondonópolis (MT). Em 2008, ela trouxe a ideia para a cidade.

Desde então, o movimento de campistas cresceu exponencialmente. Os acampamentos católicos são realizados em sítio em Botuverá, cedido por empresário.

Atualmente, a associação conta com diversos tipos de acampamentos. Existem o Mirim, Formação de Adolescentes Cristãos (FAC), o Juvenil, o Sênior e o de Casais.

Apesar da quantidade, a demanda é muito maior. “O acampamento tomou uma proporção muito grande”, afirma Charles Beilfuss, também um dos organizadores.

Segundo Lucita, já existem 2 mil pessoas na fila para participar dos acampamentos – incluindo todas categorias. Os agendamentos já estão sendo feitos para daqui um ou dois anos.

Lucita ressalta que o movimento de campistas da Associação dos Campistas Santa Terezinha do Menino Jesus é reconhecido pela Igreja Católica e segue todos os preceitos ditados por ela. Para a organizadora, os acampamentos fazem sucesso porque são dinâmicos e divertidos, até por isso muitos jovens se inscrevem.

Beilfuss diz que o lado espiritual é muito forte. “O acampamento é um encontro pessoal com Deus”. Ele conta que o fiel se desliga do mundo exterior e por alguns dias fica em contato exclusivo com a espiritualidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio