Mais de 1.300 exames preventivos foram realizados durante o Outubro Rosa em Brusque

Os profissionais também puderam esclarecer dúvidas e orientar as pacientes a respeito de diversas temáticas

Mais de 1.300 exames preventivos foram realizados durante o Outubro Rosa em Brusque

Os profissionais também puderam esclarecer dúvidas e orientar as pacientes a respeito de diversas temáticas

Durante o mês de outubro uma série de atividades foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a fim de chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados com a Saúde feminina. O relatório das ações realizadas na Rede de Atenção Básica do município, que integraram o movimento Outubro Rosa, foi divulgado pela Secretaria de Saúde na manhã desta sexta-feira, 4.

Ao todo, foram realizados aproximadamente 1.300 coletas de exame citopatológico, o preventivo, também conhecido como Papanicolau. Na oportunidade, os profissionais também puderam esclarecer dúvidas e orientar as pacientes a respeito de diversas temáticas. “O número representa uma grande parcela da população feminina de Brusque que buscou pelo atendimento”, salienta a enfermeira da Atenção Básica, Aline Fagundes Cunha.

No decorrer do mês, a população que foi até a UBS mais próxima de sua residência também pôde participar de oficinas de beleza, massagens, dança, ginástica facial, exercícios físicos, rodas de conversa, avaliações odontológicas, testes rápidos e avaliações médicas e de enfermagem.

Além disso, com o objetivo de oferecer às moradoras de Brusque atendimento em horário diferenciado, um mutirão ocorreu em um sábado de outubro.

“As ações não devem ficar restritas apenas no mês de outubro. Lembramos que todas as Unidades de Saúde possuem agendamento para a realização do exame de Papanicolau. É muito importante que as mulheres busquem por este atendimento a partir da primeira relação sexual.

Desta forma será possível, de forma antecipada, identificar possíveis alterações e prevenir agravos na saúde das mulheres”, afirma Aline.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio