Mais de 17 mil pessoas já se vacinaram contra a febre amarela em Brusque

Somente em abril, cerca de 6 mil pessoas procuraram a imunização

Mais de 17 mil pessoas já se vacinaram contra a febre amarela em Brusque

Somente em abril, cerca de 6 mil pessoas procuraram a imunização

Segundo a Secretaria de Saúde, já foram imunizadas 17.056 pessoas contra a febre amarela, em Brusque, até o dia 13 de abril. Somente na semana passada, com o início da intensificação da campanha de vacinação, foram aplicadas 4.512 doses da vacina.

Com a possibilidade da chegada do vírus à região, a prefeitura resolveu aumentar a oferta de vacinação, em horário estendido, das 17h às 20h, nas unidades de saúde e na policlínica, além do atendimento em horário comercial.

Nesta semana, esse atendimento continua, com vacinação em horário normal das 8h às 12h e das 13h às 15h, e em horário complementar, das 17h às 20h, na policlínica e unidades de saúde dos bairros Jardim Maluche Águas Claras, Steffen, Guarani, São Luiz e Cedrinho.

O secretário de Saúde, Humberto Fornari, afirma que é importante que a população chegue nas unidades até as 16h30 para atendimento, com exceção das que têm o horário estendido até as 20h.

Isso porque, segundo o secretário, a distribuição de senhas para vacina termina às 16h30 para que os servidores possam imunizar a todos sem fazer hora extra, encerrando o atendimento às 17h.

A prefeitura está otimista quanto ao resultado da campanha de vacinação. Fornari afirma que os números apurados pela Secretaria de Saúde dão conta de que já se chegou a 41% do total da população de Brusque vacinada. “Estamos bastante contentes com os números que estão aparecendo”, diz.

O secretário afirma que a pasta notou que muitas pessoas não procuram o serviço de vacinação pois este não existia fora do horário comercial, e que campanhas desta natureza devem ser pensadas desta forma, para terem atendimento em horários diferenciados.

“A febre amarela mata e está chegando no nosso território, o único caminho é o tratamento preventivo”, ressalta.

Vacina contra influenza
Além da febre amarela, a prefeitura promove também campanha de vacinação contra a influenza. A campanha começou no dia 10 de abril e, até o momento, foram vacinadas 1.067 pessoas.

O público da campanha é composto por idosos, puérperas, crianças até seis anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores, apenados e funcionários do sistema prisional.

Em 4 de maio ocorrerá o Dia D da campanha, com intensificação da vacinação. A meta é a aplicação de 28.924 doses em Brusque.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio