Mais de 1,8 mil pessoas precisam regularizar o título de eleitor em Brusque

Meta do TRE-SC é que 86,1 mil eleitores estejam aptos a votar nas eleições de 2020

Mais de 1,8 mil pessoas precisam regularizar o título de eleitor em Brusque

Meta do TRE-SC é que 86,1 mil eleitores estejam aptos a votar nas eleições de 2020

No último levantamento feito pela Justiça Eleitoral, Brusque contava com 84.299 títulos de eleitor regularizados, em 16 de junho. Para fechar a meta para as eleições de 2020, estipulada em janeiro pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), ainda faltam 1.858 pessoas realizarem biometria na cidade. Para o próximo ano, a Justiça Eleitoral prevê 86.157 títulos aptos em Brusque.

Precisam fazer o cadastramento os novos eleitores, os transferidos de outros municípios (é necessário morar no mínimo três meses na cidade) e aqueles que tiveram o título cancelado por não terem feito a biometria.

Veja também:
Governo confirma que duplicação da rodovia Antônio Heil será retomada sem nova licitação

Morre o advogado brusquense Marcão Silva

Samae negocia para instalar novo reservatório no bairro Águas Claras

A meta para Brusque era atender 3.314 pessoas. De janeiro até agora, foram feitos 1.465 atendimentos, ou seja, o número de pessoas que faltam regularizar o título representa 55,8% da meta.

O prazo final para o atendimento é maio de 2020. No entanto, muitos deixam para a última hora. “Muitas pessoas ficaram três horas na fila no último ano, e muitos vieram no último dia de cadastramento”, relembra o chefe do cartório da 5ª Zona Eleitoral de Brusque, Osvaldo Atanazio.

Na cidade, 14.862 títulos estão cancelados. Neste número é contabilizado aqueles que não compareceram na revisão do eleitorado ou cadastramento biométrico, ou que não tenham votado em três eleições consecutivas, não justificaram e não pagaram a multa, e aqueles que faleceram e tiveram o título cancelado.

É necessário lembrar que é preciso ter o título de eleitor em dia para regularizar outros documentos, como carteira de identidade e passaporte. Ter o documento cancelado impossibilita a obtenção de empréstimo em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, inscrição em concurso público ou a posse em algum cargo público, a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, ou para qualquer ação que exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda.

Meta para Santa Catarina

No início do ano, o TRE-SC estipulou a meta de fazer o cadastramento biométrico de 85% da população do estado. Em cidades que já foram submetidas à revisão de eleitorado com coleta de dados biométricos em ciclos anteriores, e que são sede de zonas eleitorais, como é o caso de Brusque, a meta para 2020 ficou de 4% do total do eleitorado. Na época, a cidade tinha 82.843 pessoas aptas para as eleições.

Nas demais cidades, que não são sede, como Botuverá e Guabiruba, a meta ficou em 1.1%.

Em Botuverá, ainda faltam 41 pessoas para fazerem a biometria e em Guabiruba a meta de cadastramento já foi alcançada.

Foto: Luiz Antonello

Regularização

Para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, fazer a biometria e o título de eleitor, é necessário ir ao Central de Atendimento ao Eleitor da sua Zona Eleitoral. Em Brusque, o cartório fica na rua Humberto Mattiolli, 78, no Centro. Lá, é feito atendimento aos que fazem parte da 5ª e 86ª zonas eleitorais.

Os documentos necessários para fazer e regularizar o título são:

  • Documento de identidade (RG);
  • Comprovante de residência atual (fatura de água, luz, telefone ou contrato de aluguel);
  • Certificado de alistamento militar (para homens).

O atendimento é feito das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira. Em caso de dúvidas e mais informações, ligue para 3396 6215.

Veja também:
Brusquense divide palco com a banda Capital Inicial 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Testemunha afirma ter sido intimidada por advogados de Evanio Prestini

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo