Mais de 20 mil pessoas foram atingidas pela chuva em Santa Catarina

As enchentes prejudicaram 70 cidades do Estado. Rio do Sul e Blumenau estão entre as cidades mais afetadas

Mais de 20 mil pessoas foram atingidas pela chuva em Santa Catarina

As enchentes prejudicaram 70 cidades do Estado. Rio do Sul e Blumenau estão entre as cidades mais afetadas

Mais de 20,5 mil pessoas foram afetadas pela chuva em Santa Catarina até a manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, conforme levantamento feito pela Defesa Civil estadual. As enchentes prejudicaram 70 cidades do Estado. Seis delas decretaram situação de emergência: Araquari, Bom Retiro, São José do Cedro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta.

Até esta segunda-feira de manhã, 23, mais de 4,6 mil casas haviam sido danificadas pela inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra. 

Blumenau

Uma das cidades mais afetadas é Blumenau. Segundo a Defesa Civil estadual, há 12.340 pessoas desabrigadas e 281 desalojadas. Na cidade, 3.176 residências foram afetadas pela inundação, que também atingiu mais de 1,3 mil estabelecimentos comerciais e industriais.

A cidade se preparou para os alagamentos com 23 abrigos, o desligamento preventivo de energia nas ruas próximas do leito do rio e uma força-tarefa envolvendo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, prefeitura, escolas e outras instituições.

Rio do Sul

Outra cidade em situação crítica é Rio do Sul, onde há 1,5 mil pessoas desalojadas e 536 desabrigadas. O rio chegou a 10 metros acima do normal. A SC-350 foi interditada. Há 18 abrigos na cidade.

O volume de chuva nos últimos três dias são superiores à média esperada para todo o mês setembro. Os volumes mais significativos concentraram no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio