Mais de 2,5 mil crianças e adolescentes participam da catequese em Brusque

Cerca de 860 catequizandos receberão a Primeiro Eucaristia até o fim deste ano

Mais de 2,5 mil crianças e adolescentes participam da catequese em Brusque

Cerca de 860 catequizandos receberão a Primeiro Eucaristia até o fim deste ano

As paróquias de Brusque – São Luís Gonzaga, no Centro; São Judas Tadeu, no Águas Claras; Santa Catarina, no Dom Joaquim; Santa Teresinha e o Santuário de Azambuja, contam neste ano com mais de 2,5 mil crianças e adolescentes na catequese.

Cerca de 810 crianças começaram o novo processo de catequização, nomeado de Iniciação à Vida Cristã. Mais de 860 estão se preparando para receber a Primeira Eucaristia, e outros 830 adolescentes passarão até o fim do ano pelo sacramento da Crisma.

Irene Schneider, coordenadora paroquial da catequese da paróquia São Luís Gonzaga, diz que 350 adolescentes farão a Crisma, 338 iniciaram o primeiro ano da catequese, por meio do novo processo, e 417 farão a Primeira Eucaristia. A preparação começou no mês passado para a Eucarística e Crisma, e deste mês até junho, os pais da Iniciação participam dos encontros.

No Santuário de Azambuja o número é menor. São 38 adolescentes que estão no primeiro ano da Crisma e 45 no segundo – são estes do segundo que receberão o sacramento em 2016. Para a comunhão se preparam cerca de 40 crianças; e quatro turmas (45 crianças) iniciaram no primeiro ano. A coordenadora paroquial da catequese, Roseli Petermann Jeske, diz que por meio dos encontros os catequizandos estão conhecendo Deus. Ela afirma que o compromisso dos pais é muito grande em aproximar os filhos da fé cristã.

Já no Santa Teresinha, 212 crianças de toda a paróquia iniciaram o novo método de catequese. A Primeira Eucaristica será recebida por 230 adolescentes e a Crisma por 166. As informações são da coordenadora paroquial da catequese, Iria Pretti Tambosi.

Na paróquia São Judas Tadeu, 132 adolescentes farão a Crisma neste ano, 110 receberão a Comunhão e 115 começaram a Iniciação, segundo Aurea Maria Cristhiano, coordenadora paroquial da catequese.

A coordenadora paroquial da catequese da paróquia Santa Catarina, no Dom Joaquim, Lúcia de Fátima Pereira, conta que mais de 100 crianças iniciaram a catequese, cerca de 65 farão a Eucaristia e mais de 100 receberão o sacramento da Crisma.

Nova metodologia

As novas mudanças de catequese iniciaram neste ano e não são apenas da Arquidiocese de Florianópolis, mas de todo o Brasil. A principal novidade é que agora os pais também participam de uma fase dos encontros, chamada de Iniciação à Vida Cristã, ou seja, uma catequese catecumenal, que era o que se fazia no início da igreja.

O tempo total de catequese para receber os sacramentos da Eucaristia e Crisma passou para cinco anos. Antes, as crianças iniciavam a catequese com oito anos de idade. Durante dois anos, faziam a preparação para a Primeira Eucaristia e após receber o sacramento havia um intervalo para só então retornar à catequese para mais dois anos de preparação para a Crisma. Agora, esse intervalo não ocorre. As crianças farão a Primeira Eucaristia e já continuam com a Crisma – ao invés de ser dois anos para Eucaristia e dois anos de Crisma, o processo todo será feito em cinco anos.

O pároco da Igreja Matriz São Luís Gonzaga, padre Magnos José Baron Caneppele, diz que a mudança é muito positiva. “Catequese, igreja, sacramentos, fé, nunca podem ser uma imposição. Ninguém é obrigado. É uma opção que a pessoa, que a família faz, é oferecer algo a mais aos filhos: os valores e princípios cristãos”. Segundo ele, haverá uma participação mais ativa e efetiva dos pais e da família. “Vamos celebrar mais intensamente aquilo que estamos aprendendo e vivendo na catequese e acima de tudo, não queremos uma evangelização superficial, um faz de conta, por status social. Queremos verdadeiros discípulos, seguidores de Jesus Cristo”.

“Não queremos uma evangelização superficial, um faz de conta, por status social. Queremos verdadeiros discípulos, seguidores de Jesus Cristo” – Padre Magnos José Baron Caneppele, pároco da Igreja Matriz São Luís Gonzaga


Catequese em 2016 em Brusque

Iniciação à Vida Cristã – 810 crianças
Primeira Eucaristia – 862 crianças
Crisma – 831 adolescentes

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio