Mais de 60 pessoas participam do teatro da Paixão de Cristo na Comunidade Bethânia, em São João Batista

Tradicional encenação inicia na noite de quinta-feira e segue até a manhã de domingo

Mais de 60 pessoas participam do teatro da Paixão de Cristo na Comunidade Bethânia, em São João Batista

Tradicional encenação inicia na noite de quinta-feira e segue até a manhã de domingo

Para rezar a Semana Santa com maior intensidade, a Comunidade Bethânia, realiza de quinta-feira, 18, até domingo, 21, o teatro da Paixão de Cristo. Serão oito cenas protagonizadas pelos acolhidos, aspirantes, vocacionados e consagrados, que reviverão todos os momentos descritos no Evangelho.

A preparação para o teatro iniciou há cerca de um mês, com ensaios inicialmente às quartas-feiras e sábados. Entretanto, na última semana, os 30 personagens intensificaram os ensaios para todos os dias. Ao todo, são mais de 60 pessoas envolvidas na realização do teatro. O vocacionado Kelvin Lucas Borges dos Santos, 24 anos, é o responsável pela organização das cenas.

Ele conta que quando foi lançado o projeto, ganhou o desafio de liderar a equipe. “É bastante gratificante ver os filhos se dedicando e dando o melhor de si para que essas encenações possam acontecer da melhor maneira possível”, diz.

As encenações terão início na quinta-feira, às 19h30, durante a missa com o lava pés e a Santa Ceia. Ao fim da celebração eucarística, a encenação continuará com a traição de Judas, agonia e conspiração contra Jesus. Uma apresentação musical encenada com dança encerrará a noite.

Na sexta-feira ao meio-dia será a vez da condenação de Jesus por Pôncio Pilatos, seguida da Via Sacra encenada. “Neste dia haverá toda a passagem pelo caminho do calvário até a crucificação e morte de Jesus”, explica Santos.

No sábado, às 19h30, haverá a Vigília Pascal no recanto São João Batista, e no domingo, às 6h, ocorre a encenação da ressurreição de Jesus, seguida da oração do túmulo vazio e procissão do ressuscitado. Às 10h então, haverá a missa de Páscoa.

Interpretação dos personagens
Neste ano, o filho (como são chamados os acolhidos da Comunidade) James Nowalski, 38, fará o papel de Jesus Cristo. Há três meses em Bethânia, ele conta que ao receber a missão sentiu um pouco de medo por tamanha responsabilidade. “Mais do que interpretar um papel, o intuito é fazer com que as pessoas que vierem participar sejam tocadas no coração por meio dessa encenação”, diz.

A filha Geovana Lopes Pereira, 22, interpretará a Virgem Maria. Ela revela que em sua primeira passagem pela Comunidade Bethânia, em 2017, já havia participado no papel de Maria Madalena, mas dessa vez sua missão foi ainda maior. “É algo muito forte. A gente morre com Jesus e revive com ele, mesmo durante os ensaios é tudo muito intenso. A gente sente a dor dele”, comenta.

Para interpretar o papel da mãe de Jesus, Geovana buscou saber mais da história de Maria. “Comecei a ler o livro do padre Leo: Cheia de Graça, a ler revistas e a rezar mais para ela e passei a sentir a presença de Maria mais forte em mim, me apaixonei por ela”, conta.

Tradição
As encenações da paixão acontecem em Bethânia de maneira mais organizada e integrada entre consagrados e filhos, desde 2002. Elas iniciaram ainda com o fundador da Comunidade, o padre Léo.

Ex-consagrado, Fernando Herrera conta que padre Leo não gostava de usar o termo “teatro”. Para ele eram mesmo encenações que reviviam a paixão de Cristo, e que estavam inseridas no contexto do retiro da Semana Santa, que acontece até hoje em Bethânia.

“Muito mais que mostrar para as pessoas o que estava sendo encenado pelos filhos e consagrados, o Leo queria levar as pessoas a rezarem a Via Sacra, em cada estação, em cada queda de Jesus, tudo o que envolvia a paixão”, conta.

Ele ressalta que Pe Leo sempre dizia que se as pessoas quisessem assistir a um teatro, havia outros lugares muito melhores. Mas em Bethânia, o objetivo era rezar verdadeiramente a paixão de Cristo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo