Mais de 80% dos pontos analisados nas praias catarinenses estão próprios para banho

Fatma divulga segundo relatório de monitoramento da temporada 2017/2018

Mais de 80% dos pontos analisados nas praias catarinenses estão próprios para banho

Fatma divulga segundo relatório de monitoramento da temporada 2017/2018

O segundo relatório de monitoramento da qualidade das praias da temporada de verão 2017/2018, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), nesta sexta-feira, 15, mostra uma melhora dos pontos próprios em relação à análise da semana passada. Dos 215 pontos analisados, 82,3% estão próprios para banho.

As coletas foram realizadas de 11 a 15 de dezembro em 114 praias de 27 municípios do Estado. O relatório completo pode ser conferido aqui ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Na capital, 80% (60) dos locais podem ser aproveitados pelos banhistas. No restante do Litoral, 83,6% (177) estão próprios para banho. Onze pontos melhoraram a condição e apenas três estão impróprios para banho.

“A chuva influencia diretamente a balneabilidade das praias por levar os detritos das ruas e drenagem para o mar. Como não houve precipitações, os números melhoraram”, informa o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Oscar João Vasquez Filho.

Durante a temporada de verão, o monitoramento das praias catarinenses é feito semanalmente. Com mais de 30 anos de experiência, o técnico do Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, dá uma dica importante aos banhistas na hora de escolher a praia para o banho de mar.

“Mesmo que no relatório daquela semana o ponto esteja próprio, sempre indicamos que se observe o histórico do local. Se, na maior parte do tempo está próprio, a chance de estar contaminado é menor que um local que apresenta um histórico de impropriedade”, salienta o técnico.

Como a balneabilidade é feita
Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, encontrada em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado.

Confira os dados das praias mais frequentadas pelos brusqueses
Balneário Camboriú – 15 praias analisadas, 2 impróprias para banho.
Barra Velha – 4 praias analisadas, 2 impróprias para banho.
Bombinhas – 8 praias analisadas, 2 impróprias para banho.
Itajaí – 5 praias analisadas, todas próprias para banho.
Itapema – 8 praias analisadas, 3 impróprias para banho.
Navegantes – 4 praias analisadas, todas próprias para banho.
Penha – 11 praias analisadas, 4 impróprias para banho.
Balneário Piçarras – 2 praias analisadas, todas próprias para banho.
Porto Belo – 4 praias analisadas, 2 impróprias para banho.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio