Conteúdo exclusivo para assinantes

Mais de mil bicicletas de Brusque são cadastradas no Bike Registrada

Aplicativo utilizado pela Polícia Militar já possibilitou a recuperação de dois veículos

Mais de mil bicicletas de Brusque são cadastradas no Bike Registrada

Aplicativo utilizado pela Polícia Militar já possibilitou a recuperação de dois veículos

Há quase dois anos, a Polícia Militar utiliza o aplicativo Bike Registrada como ferramenta de trabalho. Desde a divulgação em Brusque, em janeiro de 2016, o cadastro de bicicletas cresceu. Atualmente, em Brusque, existem 1.030 bikes registradas. No estado, são 12.355 veículos.

Assim que lançado o projeto em Brusque, houve dois crimes com bicicletas cadastradas no aplicativo. Entretanto, logo elas foram recuperadas, graças ao registro e selo colado no veículo. Pelo aplicativo, é possível sinalizar quando o veículo foi perdido, furtado ou roubado. Em Santa Catarina, 301 veículos estão sinalizados e em Brusque, 12.

O índice de recuperação de bikes cadastradas no projeto, em Santa Catarina é de 46, já no município foram duas.

O capitão Ciro Adriano da Silva, que acompanhou o lançamento do projeto em Brusque, conta que hoje a Polícia Militar utiliza o programa Mobile para atendimento das ocorrências.

Nesse tablet onde está instalado o programa, também está o aplicativo do Bike Registrada, “Assim, toda vez que há uma instrução com a tropa sobre o uso do PMSC Mobile, ao menos uma vez ao ano, é mencionado sobre a existência do aplicativo e sua importância para elucidação de furtos”, explica.

O comandante da PM, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, avalia que mesmo sendo bastante divulgado o projeto, ainda é pouco utilizado pelos ciclistas em Brusque e região. “Todo instrumento que vem para auxiliar o nosso trabalho em prol da comunidade é muito bem-vindo, mas é preciso que tenha adesão por parte das pessoas”, comenta.

O proprietário da Darbike Shop, Leo Imhof, e representante do Fórum da Bicicleta de Brusque, disse que sempre que os clientes compram uma bicicleta, já adquirem também o adesivo do programa. “É um aplicativo interessante, pois protege a bicicleta e auxilia em casos de roubo ou furto”, opina.

Ele ressalta que as pessoas já estão mais atentas durante a compra dos veículos. “Quem compra uma bicicleta usada, já pede pela nota fiscal ou algum documento que prove que aquele veículo é realmente daquela pessoa e não um objeto de furto”, comenta.
Segundo Imhof, o aplicativo do Bike Registrada é mais uma forma de tentar inibir a ação dos criminosos.

O aplicativo
O Bike Registrada é um aplicativo de smartphone, onde é cadastrado o número de série da bicicleta em um banco de dados nacional. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS, podendo ser acessado também pelo site www.bikeregistrada.com.br, onde há mais informações.

 

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio