Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Mais um dos lentos passos da barragem de Botuverá é dado pelo governo estadual

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Mais um dos lentos passos da barragem de Botuverá é dado pelo governo estadual

Página 3

Barragem de Botuverá
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) autorizou a assinatura do acordo de cooperação técnica com a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) para delegação de competência do licenciamento ambiental das obras da barragem de contenção de cheias de Botuverá. O parecer foi confirmado pela presidente do Ibama, Suely Mara Vaz, ao secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, ontem, em Brasília. A previsão é que o texto seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) em até duas semanas.

Abertura do processo
Com a licença ambiental, a Defesa Civil SC estará apta para abrir o processo licitatório. Serão três licitações: da obra, da supervisão e da aplicação dos planos básicos ambientais. Logo após é dada a ordem de serviço e os trabalhos devem durar entre 24 e 30 meses. Em fevereiro, o secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, já tinham vencido outra pendência envolvendo a obra, com a assinatura no Ministério do Meio Ambiente (MMA) do termo de compromisso que prevê a doação de uma área do governo do estado para incorporação ao Parque Nacional da Serra do Itajaí, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em troca da inundação de cerca de dois hectares do território atual.

Passos lentos
Em que pese o tom de novidade dado pelo comunicado do governo estadual sobre a barragem, a notícia não traz novas perspectivas sobre o tema. Anteriormente, o que o governo havia noticiado é que o termo de delegação de competência para licenciamento ambiental seria assinado em fevereiro, o que, aparentemente, só ocorreu agora. Não é demais lembrar que a obra, inicialmente, deveria ser entregue em 2018. Devido à atual conjuntura, se iniciar no próximo ano, já é de se considerar uma vitória.


Bolsonaro convidado
O ex-prefeito de Brusque, José Luiz Cunha, o Bóca, viajou a Brasília para convidar pessoalmente o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), para o Dominó do Bóca Cunha, tradicional evento que reúne políticos e empresários de todo o país no município. O evento, que será realizado no dia 27 deste mês, terá também a presença de outros deputados federais, como Esperidião Amin (PP), Peninha (PMDB) e Décio Lima (PT).


Investigação
A 3ª Promotoria de Justiça de Brusque instaurou inquérito para apurar representação anônima formulada a respeito de possível caso de nepotismo na Prefeitura de Brusque. Diz a denúncia que Oberdan Grott e Lidiane Suavi, detentores de cargo comissionado na administração municipal, convivem em união estável, o que caracterizaria, em tese, nepotismo. Conforme o MP-SC, é necessário tomar depoimento dos envolvidos e “qualquer outra pessoa que, sabendo dos fatos, compareça ao Ministério Público para prestar depoimento”.


Reunião com vereadores
A Associação Empresarial de Brusque (Acibr) contou com a presença dos vereadores Ivan Martins (PSD) e Jean Pirola (PP), presidente da Câmara, em sua reunião da diretoria realizada na segunda-feira, 8. Na reunião, Martins abordou alguns temas que, em sua opinião, precisam de maior apoio. Entre eles a questão da oncologia, tornando Brusque uma referência no atendimento; a instalação de uma UTI Neonatal; a construção da subestação da Celesc, como também a regionalização da Celesc.

Projetos da Acibr
Durante a reunião, Halisson Habitzreuter, presidente da Acibr, comentou que a associação deverá apresentar em breve ao município o programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local. Trata-se de um conselho já foi implantado em cidades como Fraiburgo e Treze Tílias, por meio de um modelo da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc), da qual a Acibr faz parte. “A união de todos vai fazer com que prevaleçam as melhores ideias”, diz.


Pavimentação e drenagem
A Prefeitura de Brusque abriu processo licitatório para contratação de empresa para execução de obras de infraestrutura na rua Luiz Machado, no bairro Azambuja. Os serviços são de pavimentação e drenagem da via, e o município recebe propostas até o dia 29 deste mês, às 13h30, na sede da prefeitura.


Setor fechado
O delegado regional de Brusque, Fernando de Faveri, informa que nesta sexta-feira, 12, excepcionalmente estará fechado o setor de expedição de documentos de veículos da Delegacia Regional de Polícia (DRP). Ele afirma que está sendo feita uma reforma no local e que, na sexta-feira, será feita a pintura interna do local. Na segunda-feira o atendimento retorna normalmente. Os demais setores estarão funcionando no horário de costume.


Palestra sobre adoção
No dia 25 de maio é celebrado o Dia da Adoção. Em comemoração à data, O Grupo de Estudos e Apoio a Adoção (Geaab) realiza hoje palestra com o tema “Adoção, um ato de amor e justiça”, ministrada por David Santos, líder do Movimento Brasil Sem Órfãos. O evento ocorre na Sociedade Esportiva Bandeirante, a partir das 19h30. A palestra é gratuita e aberta ao público. Mais informações: 992-846-327, com Ana Paula.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo